Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Depois de realizar diversas manifestações, passeatas e audiências, em junho deste ano a Organização Popular de Moradia (OPM) reuniu-se com o Secretário Estadual de Habitação,  Aleandro Lacerda e expôs as reivindicações dos membros, dentre estas, a urgência na implantação do Loteamento da Praia das Arnos.

Durante audiência, Lacerda informou que o Loteamento seria construído em breve e que a secretaria iria incluir todos os membros da OPM no banco de dados do Programa Habitacional do Estado. Apesar das mobilizações, até hoje a organização não foi chamada para cadastrar seus membros no programa habitacional.

Erivelton Santos é coordenador da OPM e segundo ele, a falta deste cadastro pode prejudicar as famílias da organização, visto que sem o mesmo as famílias poderão ser impedidas de participar do processo de seleção para adquirir casas no Loteamento da Praia das Arnos.

O Governo do Estado colocou na semana passada placa no local informando que começarão a ser construídas as primeiras 544 casas do Loteamento. Segundo Santos, a OPM insistirá na luta e mobilizará para que todas as famílias cadastradas possam participar do processo de seleção: "Este Loteamento deve ser destinado à famílias de baixa renda e nossos cadastrados se incluem neste perfil, pois são pessoas que vivem de aluguel, favor ou em áreas de ocupação.Moradia é direito de todos e as famílias da OPM merecem lutar por este direito".

Antônio Édis é morador da 606 Sul e membro da OPM, segundo ele, as famílias da organização estão unidas nesta luta e continuarão até que o sonho da casa própria seja realizado: "A área já está disponível, Palmas tem condições e lotes suficientes para abrigar estas famílias, o Governo Federal está investindo maciçamente em moradia popular, nossa organização tem mais de 5.000 famílias que precisam de casa própria, só resta agora a boa vontade do Governo do Estado em nos atender".

No dia 07/11 a Organização Popular de Moradia realizou reunião com os coordenadores e membros e decidiu que é necessário uma audiência com o Governo do Estado, para isto, a coordenação enviou pedido de agenda com o governador Marcelo Miranda, Aleandro Lacerda Secretário Estadual de Habitação, Carlos Gaguim- Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Júnior Coimbra- Líder do Governo na Assembléia Legislativa e Manoel Bueno- Secretário de Governo.

A intenção da OPM segundo o seu coordenador, Erivelton Santos, é fazer uma grande empreitada para trazer ao conhecimento público que é chegada a hora de mais de 5.000 famílias palmenses de baixa-renda realizar o sonho da casa própria.

"Sabemos que o Loteamento da Praia das Arnos atenderá mais de 3.000 famílias e queremos que todos os nossos membros tenham o direito de participar desta seleção", conclui Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa OPM