Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e parceiros lançam nesta quinta-feira, 13, a campanha Guerra contra Dengue. O evento será realizado na sala de reuniões do Paço Municipal, às 8h.

A campanha prevê a realização de concursos de redação, poesia e desenho para a classe estudantil. A proposta é estimular as ações educativas de conscientização sobre a importância do envolvimento de todos os setores da sociedade no combate à dengue.

A primeira etapa envolve estudantes das redes públicas municipal, estadual e particular que vão participar dos concursos. O julgamento das redações, poesias e desenhos será realizado por uma comissão, formada por professores universitários da UFT, Católica e Ulbra. O regulamento do concurso será divulgado no evento de lançamento.

De acordo com o secretário Municipal de Palmas, Samuel Braga Bonilha, "o envolvimento da classe estudantil, sobretudo das crianças, que são ótimos cobradores, incentivadores e auxiliares, vai manter as famílias mais atentas quanto à necessidade de se eliminar todos os focos do mosquito transmissor da doença" - assegura, acrescentando que a premiação é um incentivo a mais para a participação no concurso e nas ações práticas em casa e nas escolas.

Premiação

Os três primeiros classificados de cada categoria vão receber os seguintes prêmios:

Categoria Ensino Fundamental

1º ano ao 4º ano - Desenho em folha A4

1º Lugar - Notebook

2º Lugar - Playstation 2

3º Lugar - Bicicleta

5º ano ao 9º ano - Poesia manuscrita

1º Lugar - Notebook

2º Lugar - Playstation 2

3º Lugar - Bicicleta

Categoria Ensino Médio

1º ano ao 3º ano - Redação manuscrita

1º Lugar - Notebook

2º Lugar - Playstation 2

3º Lugar - Bicicleta

Números da dengue na Capital

Em Palmas, de janeiro a novembro de 2008, foram notificados 5357 casos suspeitos de dengue, sendo que foram confirmados 2825 casos da doença. De janeiro a dezembro de 2007, foram notificados 9485 casos suspeitos de dengue, e confirmados 5294 casos da doença.

Métodos Inovadores

Web Dengue

Criada pela Secretaria Municipal de Saúde, consiste no uso de uma microcâmera para identificação de focos do mosquito da dengue em locais de difícil acesso.

Fotos Aéreas

Feitas através de um parapente equipado com motor, que identifica criadouros não visualizados por terra.

Ingresso Forçado

Abertura de casas em estado de abandono para realizar inspeção. O trabalho é feito com o auxílio de um chaveiro e apoio policial.

Notícia-Crime

Envio de ofício à Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo com o relato de uma situação de risco à saúde pública, oriunda de um imóvel gerador de foco do mosquito transmissor da Dengue.

Ação Permanente

Os agentes fazem agora a remoção dos criadouros móveis encontrados dentro dos imóveis vistoriados, através da utilização de sacos de lixo de 100 litros, além de toda a instrumentalização necessária na eliminação e captura das larvas e tratamento dos criadouros fixos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus