Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Aleandro Lacerda, retornou a Palmas nesta terça-feira, 11, após participar do IV Fórum Urbano Mundial, realizado em Naijing, na China, com o tema "Urbanização harmoniosa: o desafio de um desenvolvimento territorial equilibrado".

Dentre as diversas atividades do evento, Lacerda participou do debate sobre "Políticas públicas na América Latina", oportunidade em que foram discutidas experiências de práticas de sucesso no setor de habitação e desenvolvimento urbano realizadas em diversos países, como o Brasil, além de apresentados os métodos utilizados e os princípios para aplicabilidade desses projetos em outras nações.

De acordo com o Secretário, o Fórum foi um espaço para troca de experiências, além de uma importante oportunidade para estabelecer contatos com gestores públicos, instituições internacionais e organizações não governamentais nas áreas de habitação, saneamento e gestão, que podem render parcerias que viabilizem recursos financeiros e tecnológicos para o desenvolvimento de projetos no Tocantins.

As sessões do Fórum Urbano Mundial acontecem a cada dois anos, sob a responsabilidade da UN-HABITAT, Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, com o objetivo de reunir uma ampla gama de parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado.

No debate são pautadas as economias nacionais, a organização das sociedades, as comunidades locais e as próprias cidades. A próxima sessão do Fórum será realizada em 2010, no Rio de Janeiro.

Dubai

Em Naijng, Aleandro Lacerda recebeu da comissão organizadora do Prêmio Internacional de Dubai o troféu de premiação do programa 'Habitação para todos nós', selecionado entre as 48 melhores prática em habitação e desenvolvimento urbano do mundo. O Secretário aguarda, agora, a divulgação dos 10 melhores projetos, que deve ser anunciada até o final deste mês pela organização do Prêmio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sehab