Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Edvânia Peregrini

Foto: Edvânia Peregrini

Além de contribuir com a conservação do patrimônio natural existente no Estado, o Parque Estadual do Cantão, Unidade de Conservação do Tocantins localizada no município de Caseara, a 260 km, abriu oficialmente as visitações ao uso público. A solenidade de abertura foi realizada pelo presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, na manhã do sábado, 15, reunindo representantes de instituições parceiras como a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, Seduc – Secretária de Educação e Cultura, a prefeitura municipal de Caseara e as Escolas públicas da localidade.

Com a abertura ao uso público do parque, a unidade terá condições de proporcionar, de forma controlada, atividades no parque e seu entorno sem causar impactos negativos sobre os recursos naturais, além de enriquecer o conhecimento dos visitantes sobre os atrativos naturais e estimular a valorização do meio ambiente e da cultura local.

Nesse primeiro momento as visitações terão fins educativos, onde após as visitas, os alunos responderão a um questionário de sugestões para melhoria no atendimento da Unidade de Conservação. Através desse questionário as instituições envolvidas no processo poderão avaliar as visitações e definir novas estratégias para as próximas etapas. Dentre as possibilidades de uso estão as atividades de pesquisas científicas; acampamento e recreação na temporada de praias e trilhas monitoradas, desde que autorizadas pelo órgão gestor.

serão reguladas e monitoradas pela equipe do Naturatins, primeiramente com fins educativos, onde após as visitas, os alunos responderão a um questionário de sugestões para melhoria no atendimento da Unidade de Conservação, podendo, de forma gradativa, se estender aos demais públicos. Dentre as possibilidades de uso estão as atividades de pesquisas científicas; acampamento e recreação na temporada de praias e trilhas monitoradas, desde que autorizadas pelo órgão gestor.

Durante a solenidade, foram apresentados aos participantes, dentre eles, 30 alunos do Colégio Estadual Trajano de Almeida, a estrutura e os trabalhos realizados pela equipe do parque. Já a representante da Adtur, Regina Reis, entregou ao aluno Lucas Pires, a cartilha “Siga está Trilha”, confeccionada pela agência para os trabalhos de ecoturismo com os alunos, uma vez que os trabalhos, a princípio, serão direcionados aos alunos da rede pública dos municípios do entorno do parque (Caseara, Pium e Marianópolis).

Segundo a presidente interina da Adtur, Regina Reis, há um investimento do Governo Federal de 0 milhões do Prodetur – Programa de Desenvolvimento Turístico destinados à qualificação e ao fortalecimento do Turismo no Estado.

Para o presidente, é um desafio realizar a abertura do PEC, uma vez que a unidade visa a preservação e conservação da biodiversidade local. “Estamos encarando este desafio e temos a plena certeza da responsabilidade que estamos assumindo, e contamos com o apoio dos parceiros, no alcance dos objetivos”, afirmou Falcão.

Ainda no evento, os representantes entregaram a 23 guias o certificado de Condutor, após o curso de qualificação realizado pelo Naturatins e Adtur para o ecoturismo na região. Aos alunos e professores foram feitas trilhas, onde receberam do condutor, orientações e instruções sobre os cuidados e a importância da fauna e flora do Parque. “O passeio foi longo, mas aprendemos bastante sobre os cuidados com a natureza”, afirmou o aluno Lucas Pires.

Fonte: Assessoria de Imprensa Naturatins