Cerca de 200 alunos de sete a 12 anos de idade, da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar e da Escola Estadual Duque de Caxias, de Taquaruçu , participam nesta quarta-feira, 26, de um grande mutirão de limpeza contra a dengue no distrito.
Juntamente com Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Brigadistas de Combate a Incêndio, os estudantes visitam residências e estabelecimentos comerciais.
As ações são de orientação e educação de prevenção, limpeza dos terrenos baldios, recolhimento de entulhos, palitação das áreas verdes (utilização de um espeto para recolhimento de copos e recipientes plásticos, descartáveis), além da distribuição de sacos de lixos.
O objetivo é mostrar aos alunos, os criadouros in loco, para ensiná-los como detectar e eliminar os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti e como se faz a orientação aos moradores, quanto ao manejo e prevenção da dengue, tornando-os multiplicadores das ações de prevenção e de combate à doença na capital.
De acordo com José Luiz Peres da Silva, Supervisor Geral dos Agentes de Endemias da Semus, o envolvimento dos estudantes em ações dessa natureza é de suma importância para que manter a dengue longe das residências: "as crianças são excelentes parceiras pois, levam o aprendizado à sério e cobram comportamento adequado dos adultos, na hora de prevenir a doença" - assegura o supervisor.
Números da dengue na capital 2007 2008
Casos Confirmados 5294 2825
Casos Notificados 9485 5357
Da redação com informações Semus