Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Koró Rocha

A conhecida austeridade oriental não foi impedimento para que a visita de uma comitiva chinesa à Assembléia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 3, transcorresse em clima de informalidade e descontração. Na ocasião, o presidente do Parlamento Tocantinense, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e o vice-governador da província de Jiangxi, Wang Lisen, conversaram sobre os potenciais e as possíveis parcerias entre as regiões.

Com o auxílio de um tradutor, Carlos Gaguim citou para os chineses dados geográficos e econômicos do Tocantins. O chefe do Legislativo ressaltou os potenciais mineral, agropecuário e hídrico do Estado, além das obras de infra-estrutura em construção.

Ao tomarem conhecimento de que o Estado tem apenas 20 anos, os membros da comitiva mostraram-se impressionados com o rápido desenvolvimento. O líder chinês também informou o presidente da Assembléia a respeito de sua província.

Jiangxi, segundo o vice-governador chinês, fica localizada no centro da China e conta com 43 milhões de habitantes distribuídos em 160 mil Km². Lisen destacou ainda a extração mineral, a produção agrícola e o milenar artesanato de porcelanas da região. Com as reformas econômicas do país nos últimos anos, a província vem crescendo 13% ao ano e a arrecadação de impostos, 20%.

A reunião foi encerrada com uma conversa sobre novos projetos de parcerias entre o Tocantins e Jiangxi. Gaguim e Lisen comprometeram-se a enviar, um ao outro, informações mais detalhadas que subsidiarão possíveis parcerias entre as duas regiões e combinaram, informalmente, de realizar novas visitas no futuro, a fim de estreitar as relações.

Fonte: Dicom/A.L