Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

As cidades tocantinenses de Aguiarnópolis, Babaculândia e Filadélfia serão beneficiadas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em 2009, coordenado pela Polícia Militar do Tocantins e que contará com a parceria do Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito.

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira, 10, pelo comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, capitão Antônio Carlos da Silva Ferreira, e pela Gerência de Relações Institucionais do Ceste durante a solenidade de formatura da 8ª turma do Proerd em Tocantinópolis, que também teve o apoio do Consórcio.

A solenidade foi realizada no Ginásio de Esportes da cidade, onde 247 alunos das escolas das redes de ensino, municipal, estadual e particular, receberam o certificado Proerd de formação contra as drogas.

A parceria para 2009 foi firmada pela Policia Militar do Tocantins e pelo Ceste, por meio do Instituto Alcoa, um dos consorciados da UHE-Estreito. O programa educacional de combate às drogas será desenvolvido para crianças na faixa etária entre 9 e 14 anos, que estejam devidamente matriculadas e cursando de 4ª e 6ª séries (5º e 7º ano).

As aulas são ministradas semanalmente por policiais militares treinados e preparados para desenvolver a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas, por meio de metodologia lúdica especialmente voltada para crianças.

Ação

O Proerd foi inspirado no Programa Norte Americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), que é desenvolvido em 58 países, beneficiando 40 milhões de crianças. No Brasil, o programa, teve início na cidade do Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para os demais Estados, chegando ao Tocantins em 2002, onde já formou mais de 61 mil crianças.

“O Proerd constitui uma forma de atuação da Polícia Militar voltada para a prevenção ao uso de drogas e às ações de vandalismo. Estamos muito felizes em ter o Ceste como parceiro desse projeto social de grande importância para a comunidade”, disse o comandante Ferreira.

Para a professora Ivoneide Rodrigues, da Escola Paroquial Cristo Rei, que acompanha o programa há quatro anos em Tocantinópolis, o Proerd tem alcançado bons resultados. “Os estudantes contam com material de apoio pedagógico excelente. A idéia tem transformado cada aluno em um multiplicador de informações perante sua família”, enfatiza orgulhosa.

Durante o curso, a PM promoveu um concurso de redação, e os alunos que fizeram as cinco melhores redações foram contemplados com prêmios como bicicleta e aparelho de DVD.

“O CESTE se sente honrado em patrocinar um projeto social tão importante como o Proerd que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das crianças, tornando-as cidadãos críticos capazes de resistir às pressões para usarem drogas e ajudarem no processo de construção de um país melhor”, destaca o Gerente de Relações Institucionais do Ceste, Márcio Silva.

 

Fonte: UHE- Estreito