Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Florisvalton Andrade

O prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão (PT) participou na manhã desta quarta-feira, dia 17, de um café da manhã com professores e funcionários da Escola Técnica Federal de Palmas, no canteiro de obras da Uned – Unidade de Ensino Descentralizada de Porto Nacional.

Acompanhado do secretário Municipal de Obras, Ermício Parente, da diretora geral da Escola Técnica Federal de Palmas, Maria da Glória Santos Laia, e da assessora Técnica da ETF/Palmas que coordena a obra, Liliane Flávia, Paulo Mourão visitou os quatro blocos em construção.

A previsão é de que em março de 2009 esta primeira etapa seja concluída, restando ainda mais quatro blocos a serem erguidos. Mourão anunciou que irá a Brasília falar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a fim de buscar mais recursos para dar continuidade à obra que ele considera um marco para o ensino profissionalizante e a formação educacional dos jovens de Porto Nacional e região. “O desenvolvimento passa pela educação e a sustentabilidade passa pelo ensino técnico”, acentuou.

A previsão é de que entre maio e junho seja realizado o concurso público para a contratação de professores e funcionários. Já as aulas estão prevista para o mês de agosto. Serão oferecidos inicialmente os cursos técnicos: Eletrotécnica, Controle Ambiental, Informática para Internet, Manutenção de Metroferroviário, Operação de Logística. Mas a escola também irá oferecer cursos superiores em Gestão Hospitalar, Mecatrônica Industrial e Eletrônica Industrial, e ainda cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A unidade terá capacidade para atender até cinco mil alunos.

Investimento

Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 3,5 milhões, recursos do Governo Federal, com contrapartida do município. São dois blocos de salas de aula com capacidade para atender 640 alunos, além de um bloco administrativo e um bloco pedagógico com biblioteca completa e laboratório de informática, além de guarita, passarelas e estacionamento. O projeto prevê ainda a construção de um auditório, campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de atletismo, ginásio e piscina olímpica. A obra está sendo construída numa área de 88 mil metros quadrados, no Loteamento Mãe Dedé, localizado em frente ao Setor Novo Horizonte, saída para o trevo. Ao todo, o projeto final custará R$ 10,5 milhões.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional