Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Inpe lança previsão de tempo para sete dias, que pode ser consultada pela internet

Inpe lança previsão de tempo para sete dias, que pode ser consultada pela internet Foto: CPTec

Foto: CPTec Inpe lança previsão de tempo para sete dias, que pode ser consultada pela internet Inpe lança previsão de tempo para sete dias, que pode ser consultada pela internet

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Ciências Espaciais (Inpe) lançou o serviço de previsão de tempo para até sete dias em seu site Previsão do Tempo. Até então, as previsões eram divulgadas para o mesmo dia e mais outros três.

Previsões regionais e globais

Segundo o CPTec, os procedimentos e metodologia empregados na geração da previsão para os três dias seguintes são os mesmos utilizados nos primeiros.

Ou seja, os meteorologistas analisam as previsões numéricas regionais e globais geradas pelos modelos rodados no supercomputador do centro e também aquelas geradas por modelos de outros centros meteorológicos do país e do exterior, para então consolidar a previsão final dos sete dias.

Grau de acerto da previsão do tempo

De acordo com o centro, as previsões de tempo para 24 horas têm um grau de acerto de até 98% para a precipitação, caindo entre 3% e 4% a cada dia. Quando chega ao sétimo dia, a média de acerto está entre 75% e 80%.

O meteorologista Gustavo Escobar explica que a variação do índice de acerto para os sete dias se altera muito de uma estação do ano a outra, e também para cada região do país. "Esses índices declinam um pouco nas estações de transição, como primavera e verão, quando a atmosfera está muito instável, o que dificulta a previsão de chuva", explicou.

Por outro lado, o índice melhora bastante no inverno, quando a atmosfera tem um comportamento mais estável principalmente para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte sul do Norte.

Benefícios da melhor previsão do tempo

Segundo o chefe da Divisão de Operações do CPTEC/INPE, Marcelo Seluchi, a geração dessas previsões de médio prazo implicou um maior esforço da equipe de meteorologistas do CPTec. No entanto, ressalta, "os benefícios devem ser percebidos rapidamente por uma série de setores econômicos, de entretenimento e lazer, incluindo o cidadão comum, que já adquiriu o hábito de consultar as previsões antes de se programar para qualquer atividade de seu dia-a-dia".

"O setor agrícola, que depende muito das previsões, deve ser um dos grandes beneficiados, pois entre o plantio e a colheita diversas ações são previamente planejadas e podem ser alteradas, caso haja mudanças previstas nas condições do tempo", disse.

Seluchi lembra que o setor hidrelétrico é outro que se utiliza das previsões do tempo, elaborando planejamentos com sete a dez dias de antecedência para as suas operações e decisões, como a escolha do trajeto mais racional e econômico para a distribuição de energia por meio de suas redes.

Previsão do tempo pela Internet

A previsão do tempo pela Internet pode ser consultada gratuitamente no endereço. http://tempo1.cptec.inpe.br

Fonte: Agência Fapesp