Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Walquerley Ribeiro
  • Colegio Ulbra Palestra com Secretario da Saude Samuel Bonilha
  • Parapente faz fotos aéreas de possíveis focos

Mesmo com redução superior a 40% nos casos notificados e confirmados de Dengue em Palmas, e com a exclusão da capital do ranking das cidades de alerta, pelo Ministério da Saúde, o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Braga Bonilha afirma que "não é momento para comemorações pois qualquer acomodação por parte da população quanto à vigilância na prevenção da doença, pode ser desastrosa para a cidade" , alertou. 

Bonilha acrescentou que as equipes de agentes de saúde, de endemias e todas as ações educativas, de prevenção e de combate a dengue vão continuar a todo vapor pois "os meses de chuva estão aí e a água parada e o lixo mal acondicionado se transformam em criadouros do mosquito" , disse.

Palmas registrou em 2007, 5.294 casos confirmados de Dengue, contra 2.893 em 2008, uma redução de 45%. Nas notificações, em 2007, foram 9.485 contra 5.689, no ano passado, diminuição de 40,08%: "para esse ano de 2009, vamos trabalhar para reduzir ainda mais esses números e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, mas para isso, contamos com o apoio de cada palmense", afirma o secretário.

Confira no quadro abaixo, números e ações desencadeadas que possibilitaram o alcance desse êxito e que vão continuar neste ano:

 

Números da dengue na capital        2007                            2008

Casos Confirmados                           5.294                           2.893

Casos Notificados                              9.485                           5.689

 

Fonte: Semus