Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Considerado o menor rio do Brasil, o Rio Azuis, com uma extensão de 147 metros e águas cristalinas, localizado a 26 quilômetros de Taguatinga, mas legalmente situado no município de Aurora do Tocantins, concilia preservação ambiental com atividade comercial.

Com aposta em atrativos ecológicos e valorização da natureza, o estabelecimento Agenda 21 oferece um ponto de lazer e recreação diferenciado no Azuis. O rio deslumbra cada visitante com seu valor ambiental e turístico dando aos visitantes a possibilidade de conviver com os encantos da natureza.

Aproveitando os atrativos, o cozinheiro Osmane José da Silva decidiu pautar o seu investimento de uma maneira diferenciada. Há dois anos instalado no local, Osmane Silva estruturou o seu estabelecimento aos poucos e foi crescendo. Hoje, com uma administração familiar, emprega oito pessoas.

O ambiente de trabalho é decorado com a própria natureza, construído com materiais reciclados, raízes e com madeira sem valor comercial, uma das quais é a casca (ou casqueiro) de Tamburi árvore muito comum na região.

Com harmonia e bom gosto o Agenda 21, disponibiliza aos seus clientes o contato com a natureza num ambiente natural muito agradável.

Entre os turistas que visitam o local, ainda carente em investimentos de infra-estrutura por parte do poder público, estão paulistas, gaúchos e catarinenses. "O Rio Azuis complementa com sua natureza. Todos que vivem no Azuis deveriam ter a consciência do meio ambiente e usar isso a seu favor e do próximo e da própria natureza", frisou Osmane Silva.

Localização

O azuis localiza-se entre os municípios tocantinenses Aurora do Tocantins e Taguatinga, na região sudeste do Tocantins e às margens da rodovia TO-110.

Guiness Book

Segundo o Guinness Book (Livro de Recordes), tanto os rios "D" quanto o "Moe", no Montana (EUA), possuem 61 metros de comprimento, e portanto, dividem a honra de abrigarem os menores rios do mundo.

Até pouco tempo o Azuis era considerado o menor rio do Mundo com um volume de água constante e cristalina. A água é um pouco salobra devido a presença de muito calcário na região.