O bom desempenho do agronegócio mato-grossense refletiu diretamente nas vendas de aviões agrícolas no Estado, em 2008. De acordo com a Lopes Aeronáutica, única revenda autorizada da Empresa Brasileira da Aeronáutica (Embraer) no Estado e na região Norte do país, as vendas de aeronaves agrícolas em Mato Grosso tiveram incremento de 100% no ano passado, saltando para oito unidades ante as quatro comercializadas em 2007.
Na região Centro-Oeste as vendas chegaram a 10 aeronaves, com o Estado de Mato Grosso respondendo por 40% das vendas totais. Segundo o gerente de Vendas, Éder Antônio Calistro, em 2008 esta participação subiu para 66% dentro de um universo de 12 aeronaves vendidas em todo o Centro-Oeste e nos Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Amazonas, Acre, Pará e Roraima.
Já o faturamento da empresa aumentou de R$ 7 milhões, em 2007, para R$ 8,4 milhões no ano passado (incremento de 20%), com previsão de chegar a R$ 14 milhões em 2009. “Já alcançamos resultado melhor, mas 2008 sinalizou uma nova retomada nas vendas de aviões agrícolas”, frisou Éder Calistro. Para 2009 a meta é crescer 50% em relação ao ano passado.
Na avaliação do empresário Newman Pereira Lopes, representante da Embraer no Estado, a tendência é a utilização de aviões agrícolas em escala cada vez maior nas lavouras mato-grossenses.
“Depois que a Embraer lançou em 2005 o avião movido a álcool no evento da Agrishow, em Rondonópolis, sentimos um interesse cada vez maior por parte dos produtores na aquisição destas aeronaves. Para se ter uma idéia, todos os aviões agrícolas comercializados em 2008 são a álcool, que custam R$ 642 mil, apenas R$ 10 mil a mais que as aeronaves a gasolina”, conta ele.
Conversão
Além de vender aviões, a Lopes Aeronáutica comercializa também os kits conversores a álcool. “Muitos produtores estão fazendo a conversão porque o custo do combustível é bem menor”, diz, lembrando que em 100 horas de vôo – o necessário para pulverizar uma aérea de 11 mil hectares – a despesa com álcool é de R$ 11,70 mil. Com a gasolina, este desembolso sobre para R$ 24,50 mil. “Em menos de 100 horas de vôo o produtor tira a diferença paga a mais pelo avião a álcool”.
Já para aqueles que querem fazer a conversão de sua aeronave, o custo total do investimento é de R$ 69 mil, incluindo a instalação do equipamento com a garantia da Embraer. “Temos informações de que muitos produtores estão fazendo a conversão de suas aeronaves de forma clandestina e com risco para os operadores”, alertou Newman. Em Mato Grosso, apenas duas oficinas – localizadas em Rondonópolis e Primavera do Leste - estão autorizadas a realizar este procedimento, “que requer mão-de-obra especializada e a instalação dos aparelhos com a garantia da Embraer”.
Tecnologia
Das 1.060 aeronaves comercializadas até hoje pela Embraer, cerca de 600 (56% deste total) estão em Mato Grosso, o que confere ao Estado uma agricultura altamente tecnificada. Mas os números poderiam ser maiores. Levantamento da Embraer aponta que o Brasil “comporta em torno de 10 mil aeronaves”. Contudo, em média apenas 25% das aplicações de inseticidas e fungicidas são realizadas por aviões. Nos Estados Unidos, este percentual é de 70%.
“As vantagens da aviação agrícola são inúmeras e os investimentos para quem tem grandes lavouras – 4 mil hectares de soja ou 2 mil hectares de algodão - acaba compensando. Para citar só um exemplo, o que o trator faz em um dia de trabalho, o avião faz em apenas uma hora”, aponta Newman Lopes.
Fonte: Diário de Cuiabá