Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) realiza melhorias no atual sistema de transporte coletivo de Palmas, a partir desta segunda-feira, 09. O objetivo é oferecer agilidade, oferta de horários, e diminuir o tempo de espera aos usuários.

Ao todo sete linhas passarão por mudanças, sendo seis na região Norte e Central e uma na região Sul da Capital. As medidas irão beneficiar diretamente 30% das linhas do sistema atual, que receberão um incremento de 15.597,4 km/mês.

Na região Central e Norte de Palmas, seis linhas serão beneficiadas com o aumento de quilometragem, totalizando 12.281,40km/mês conforme a seguir:

Região Central e Norte de Palmas

Linha 4/16 aumento de 6.712,2 km/mês.

Linha 06 aumento de 372 km/mês

Linha 07 aumento de 404,8 km/mês

Linha 10 aumento de 422,4 km/mês

Linha 18 aumento de 3.740 km/mês

Linha 19 aumento de 630 km/mês

Fusão da linha 4 com a linha 16

Na região Norte uma das mudanças significativas é fusão da linha 4 com a linha 16, fazendo com que os usuários da região das ARNOS, cheguem ao centro da cidade, sem a necessidade de fazer o transbordo na estação Apinajé. Com a fusão, a frota será aumentada em dois carros e os usuários residentes na região Norte, poderão ir ao centro da cidade, passando direto pela Avenida JK.

De acordo com o presidente da ATTM, Silvio Cunha, as medidas visam diminuir o tempo de espera do usuário, aumentar a oferta de ônibus e reduzir intervalos nos fins de semana. "Estamos implantando as melhorias e queremos um transporte urbano acessível e de qualidade aos usuários," finalizou.

Com a fusão das duas linhas, a região Norte, será beneficiada com o aumento de 6.712,2 km/mês passando dos atuais 30.555,8 km/mês para 37.268km/mês.

Linha 6

Outra mudança será na linha 6, onde haverá um aumento de 372 km/mês, com acréscimo de 10 horários aos sábados e domingos, diminuindo o tempo de espera, sendo que o intervalo dos ônibus aos sábados e domingos, reduzirá de 40 minutos para 30 minutos.

Linha 10

A linha 10, acrescentará mais um carro no horário de pico, aumentando 422,km/mês, e reduzindo os atuais 40 minutos para 30 minutos de tempo de espera. A Linha 18 também será beneficiada com redução no tempo de espera. Considerada uma das linhas principais que faz a ligação da região das Arses ao centro da Capital, a linha 18 Krahô/JK, terá um acréscimo de quatro horários e aumento de 1.496 km/mês.

No retorno, a linha 18 JK/krahô terá seu percurso aumentado em 2.244 km/mês. Outra mudança será a freqüência de um ônibus para outro, passando dos atuais 20 minutos de espera para 15minutos, de segunda à sexta-feira até às 19 horas.

Linha 02 T0-50 beneficia comércio

As medidas de melhorias no sistema de transporte coletivo de Palmas chegam também aos usuários da região Sul. A linha 02 - Taquaralto (Bela Vista) centro (Apinajé), percorrerá toda a região de comércio da Avenida Tocantins em Taquaralto, indo até a Escola Municipal Benedita Galvão - Bela Vista.

De acordo com o presidente da ATTM, Silvio Cunha, o novo traçado da linha, proporcionará um aquecimento no comercio local. "Estamos atendendo uma reivindicação dos comerciantes de Taquaralto. Com a circulação de ônibus na principal avenida da regiao Sul, haverá um fluxo maior de pessoas circulando pelo comércio local, aquecendo assim, a economia da região. De segunda a sexta-feira a linha Taquaralto (Bela Vista)/centro/(Apinajé) terá um acréscimo de 1.188 km/mês e aos sábados 168 km/mês.

A linha 2 centro (APINAJÉ)/Taquaralto (Bela Vista) de segunda a sexta feira, terá um acréscimo de 1.760 km/mês com 40 horários, e aos sábados a linha Centro/Taquaralto (Bela Vista) terá um acréscimo de 200 km/mês, com 25 horários.

Ao todo a linha 02-T0-050, terá um acréscimo de 3.316 km/mês beneficiando toda a região Sul de Palmas.

Ainda segundo o presidente Silvio Cunha, as novas medidas estão sendo estudadas para promover a melhoria do transporte coletivo. "À medida que surgirem as novas demandas, as mudanças poderão acontecer," finalizou Cunha.

ATTM cria disque denúncia

Com o objetivo de facilitar o canal de comunicação com os usuários, e estimulando-os a colaborar com a melhoria do transporte coletivo de Palmas, a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade destinou um número de telefone exclusivo para sugestões e reclamações. Os usuários que presenciarem qualquer tipo de irregularidade no Sistema de Transporte Coletivo de Palmas, seja nos ônibus ou nas estações podem ligar no telefone: 2111-4210. Todas as ligações recebidas serão encaminhadas imediatamente à diretoria de transporte para averiguações.

Fonte: Ascop