Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Três dos municípios tocantinenses contemplados com o Programa de Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas, referente ao ano de 2008, já receberam os kits, esta semana. Os recursos para este fim foram garantidos através da parceria entre o Governo Federal, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, e o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins.

Segundo informações da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas da Fundação Cultural do Tocantins e coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, Cristian Melo, os kits de implantação e modernização saíram do anexo da Fundação Biblioteca Nacional, no dia 05 de fevereiro, com destino ao Tocantins. Melo explica que até momento já foram entregues os kits nas cidades de Crixás, Santa Rita do Tocantins e Lagoa da Confusão, e que até o final desta semana o restante dos municípios contemplados deverão estar recebendo o material.

Após o recebimento dos kits, os municípios deverão entrar em contato com a Fundação Cultural do Estado para que a instituição organize a biblioteca e ministre cursos de capacitação para os auxiliares que trabalharão nos espaços, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

Os outros municípios que receberão os Kits de implatação são: Centenário, Juarina, Lajeado, Monte Santo, Nova Rosalândia, Pequizeiro e Tupirama e as cidades de Novo Acordo e Brasilândia do Tocantins receberão os kits de modernização de bibliotecas.

O Kit de implantação é composto por 2.000 livros; computador com software (winisis/ isisemp biblivre) de catalogação e empréstimo; impressora; nobreak; TV 32"; circuladores de ar; aparelho de Dvd; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras.

Capacitação

Nesta terça-feira, 10, a coordenadora do Sistema Estadual de Biblioteca, Cristian Melo, estará na cidade de Bom Jesus do Tocantins realizando um curso complementar de capacitação destinado aos auxiliares de biblioteca. Bom Jesus do Tocantins recebeu o Kit em 2006 e já foi beneficiado com o apoio da FCT. 

Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Cultural