Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Consórcio Estreito Energia (Ceste), realizou neste mês mais uma etapa das oficinas de capacitação em educação ambiental, destinada aos professores, diretores, coordenadores e outros funcionários das escolas das redes públicas e privadas dos municípios da área de abrangência do empreendimento.

Desta vez, 32 educadores dos municípios tocantinenses de Babaçulândia e Palmeirante, participaram das oficinas que objetivaram instrumentalizar os professores nas questões ambientais e principalmente fazer desses educadores multiplicadores em educação ambiental, por meio do uso da internet e da literatura.

Com carga-horária de 24h, distribuídas em 3 dias, a oficina reuniu, paralelamente, no colégio Estadual Leopoldo de Bulhões de Babaçulândia e na escola Estadual João Aires Gabriel, de Palmeirante, educadores que participaram dos três módulos da oficina, ministrados pelos consultores Cristina Vasques e André Plugiese.

A pedagoga Cristina Maria Vasques, professora da Unitins, doutoranda em Literatura, abordou os temas de capacitação em Educação Ambiental: realidade e ação; conceitos de Meio e Ambiente, dirigidos a um bom desempenho ambiental e um segundo módulo, onde trabalhou a Educação Ambiental e Literatura Infanto-Juvenil Brasileira.

“O nosso trabalho é inter e transdiciplinar, pois divulgamos uma literatura com qualidade que tem a questão ambiental como ponto central, mas que também se preocupa com a cidade, com o meio e o ambiente e que trata ainda do ser humano e de formar uma consciência ambiental. Essa busca através da literatura infanto-juvenil brasileira ainda é algo pouco divulgado e recente”, destaca a pedagoga.

O administrador André Pugliese, também professor da Unitins e mestrando em Educação, desenvolveu com os professores a utilização das ferramentas tecnológicas como o uso de recursos da internet (blogs) e de softwares no processo de ensino e aprendizagem, enfocando o tema "Educação Ambiental".

“Esse é o segundo curso dessa natureza que participo e vejo essa iniciativa como algo muito bom. Os ministrantes da oficina plantaram uma semente importante em cada um de nós”, disse a professora Shirley de Lacerda Costa, da Escola Municipal Isabel Lima Catuaba, de Babaçulândia

“A partir de agora tenho uma perspectiva melhor de como ensinar os meus alunos sobre o meio e o ambiente utilizando as tecnologias que temos na escola. Parabenizo o Ceste por essa iniciativa e espero que possa continuar com mais oficinas”, enfatizou o professor Advaldo Nóbrega, que trabalha na zona rural de Palmeirante.

A primeira etapa das oficinas foi realizada em 2008, nos municípios de Estreito, no Maranhão, e Palmeiras do Tocantins, no Tocantins, com a participação, neste último, de professores de Aguiarnópolis e Darcinópolis (TO). Já foram capacitados mais de 100 professores na área de abrangência da UHE Estreito. “O desafio do Ceste é proporcionar uma educação ambiental que possa ser semente de transformação para uma nova sociedade, baseada em conceitos e práticas educativas que levem a um desenvolvimento sustentável”, cita a Gerente de Projetos Sociais do Consórcio, Nilva Mariano.

Fonte: Assessoria de imprensa UHE Estreito