Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A operação carnaval 2009 no Tocantins teve suas programações encerradas nesta quarta-feira, 25. Para a Polícia Militar, que completa o 4º ano consecutivo realizando policiamento nos locais do evento, a festa foi tranqüila, com o registro de ocorrências considerado baixo, em relação ao ano passado.

Em Palmas houve queda no atendimento a ocorrências e nenhuma morte foi registrada. Em relação ao ano passado, os acidentes de trânsito com vítimas caíram de 22 para 14 este ano. O número de colisões que causaram apenas danos nos veículos se manteve em 20. Os motoristas autuados por dirigirem embriagados foram 4 este ano e 01 no ano passado. Já os veículos (motos e carros) furtados este ano foram 10 e no ano passado 7. Os roubos de veículo aumentaram para 6, enquanto que em 2008 foram 2. Outras ocorrências de destaque na Capital foram os furtos em residências. Estes caíram para 19, pois em 2008 foram registrados 22. Os roubos a comércio este ano despencaram para 6, enquanto que no ano passado a PM atendeu 8 ocorrências.

No interior também não foi diferente, embora tenham acontecido 4 acidentes de trânsito com vítimas fatais. Outros 44 acidentes fizeram vítimas com lesões e 28 causaram apenas danos nos veículos. Os furtos foram: 33 em residências, 8 no comércio e 2 de veículos. As violências domésticas foram 30, lesões corporais 49, homicídios 3 (Araguaína Porto Nacional e Tocantinópolis). Dois motoristas foram autuados em Gurupi e Araguaína por dirigirem embriagados. Foram apreendidas 13 armas brancas (tipo faca) e 4 armas de fogo. Oito menores infratores foram apreendidos, 3 pessoas foram presas em flagrante, e 16 pessoas foram autuadas por desacato.

Durante a entrevista coletiva realizada nesta manhã de quinta-feira, 26, para divulgar o balanço da operação carnaval, o comandante do Policiamento da Capital(CPI), coronel Edivan Ribeiro de Souza, disse que a redução dos índices de ocorrências em Palmas se deve às campanhas preventivas da Polícia Militar e à conscientização e colaboração da comunidade.

Já o comandante do Policiamento do interior, coronel Divino Rodrigues Pires disse que a queda nos números de ocorrências registrados este ano superou as expectativas da PM. Ao ser questionado pelos jornalistas, se o uso de bafômetros contribuiu para esta queda, o coronel Pires respondeu que o aparelho é apenas um complemento ao trabalho de fiscalização no trânsito, o mais importante foi o policiamento operacional preventivo realizado para coibir não só este crime, mas também outros crimes como homicídio que, inclusive, diminuiu em Araguaína, roubos à Bancos, furtos em residências e outros. Para obter este resultado, a PM além de realizar o policiamento nos locais de festa montou barreiras nos pontos estratégicos dos municípios, realizando abordagens em veículos com o intuito de desarmar pessoas, combater o tráfico de drogas e impedir a ação de criminosos, que aproveitam o período de festa para praticarem delitos.

Fonte: Assessoria de imprensa Polícia Militar