Depois de percorrer uma área de mais de 40 mil hectares, encerrou nesta sexta-feira, 6, a primeira etapa da Caravana da Produção Agrícola, realizada na região de Pedro Afonso, Santa Maria, Campos Lindos e Palmeirante. As visitas foram realizadas pela Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, e vários outros órgãos.
O agricultor e pecuarista João Damasceno, que tem propriedade em Pedro Afonso, foi um dos visitados pela Caravana e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Às vezes, ficamos um pouco isolados na ponta da produção e os órgãos nem sempre sabem o que está acontecendo realmente nos campos. Ações como esta nos aproximam”, comentou.
Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o resultado das visitas foi muito positivo, já que foi possível traçar um perfil dos avanços e dos problemas enfrentados atualmente pelos produtores de grãos. “Diagnosticamos o surgimento de pragas que antes tinha baixa ou nenhuma incidência por aqui, como a nematóide e o búfalo da soja. Com isso, já iremos desenvolver ações para auxiliar o produtor no controle dessas pragas”, explicou o diretor.
Ainda de acordo com Michelin, a intenção é que com as visitas seja elaborado um relatório traçando as particularidades agrícolas do Tocantins, alicerçando novas políticas públicas voltadas para a demanda encontrada. O relatório da primeira fase das visitas deve ficar pronto em até 15 dias.
O coordenador de Fomento Vegetal da Seagro, Telmo Goch, confirmou o sucesso da Caravana por poder comprovar algumas caraterísticas da produção como área cultivada, clima da região, entre outros fatores. Goch estimou a realização da segunda etapa das visitas para daqui 15 dias, indo de Santa Rosa até Dianópolis. “Queremos visitar as propriedades próximas à Chapada da Mangabeira, onde há uma boa produção de grãos”, comentou o coordenador.
Também participaram das visitações, equipes do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, do Itertins – Instituto de Terras, do IGBE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da SFA – Superintendência Federal da Agricultura - que fazem levantamentos de dados nas suas áreas de competência.
Grãos
Segundo dados do IBGE, o Tocantins produziu, em 2008, 1.560.577 toneladas de grãos, em uma área plantada de 590.299 hectares. Já para 2009, a expectativa de crescimento é de mais 370 toneladas de grãos. Em 2007, a produção foi de 1.264.510 toneladas, em uma área de 541.409 hectares.
Fonte: Assessoria de imprensa Adapec