Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fred Alves

Importante parceria foi firmada entre o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e a Universidade de Aveiro, de Portugal, na sexta-feira, 7, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. O documento, com validade de três anos, foi assinado pelo presidente do órgão ambiental, Marcelo Falcão Soares, e o representante da instituição de ensino portuguesa, Carlos Fonseca. Também participaram da reunião, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Antônio Santiago, e a coordenadora de Áreas Protegidas, Marissônia Lopes.

A parceria estabelece e regulamenta um programa de cooperação técnica, científica e acadêmica, nas áreas de atuação e interesse comuns, entre elas, a realização de estudos e pesquisas, conferências, visitas técnicas de intercâmbio, publicações, ministração de cursos e programas de treinamento, e realização de estágios.

Pelo documento ficou estabelecido que todos os resultados científicos e técnicos, bem como qualquer desenvolvimento ou inovação tecnológica decorrentes de trabalhos realizados no âmbito do termo de cooperação, serão atribuídos ao Naturatins e a Universidade de Aveiro.

Ao comentar a parceria firmada, o presidente do Naturatins afirmou que faz parte da política de atuação de órgão desenvolver projetos em parceria com universidades. “Já temos parceria com a Universidade Federal do Tocantins e Escola Técnica Federal, que possibilitam aos estudantes a prática de estágios no Naturatins. Acredito que essa parceria internacional trará ganhos importantes não só para o órgão, como para o Estado”, destacou Falcão.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição pública de Portugal que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.

Frequentada por cerca de 13 mil alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infra-estruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente. A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

 

Fonte: Ascom Naturatins