Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano, presidida pelo deputado Iderval Silva (PMDB), recebeu na tarde desta terça-feira, dia 10, o presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Nelito Vieira Cavalcante. O representante da ATR apresentou aos parlamentares membros da comissão os serviços prestados à população pela autarquia referente aos convênios com a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, Companhia de Saneamento do Tocantins - Saneatins e Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT.

Segundo Nelito, a ATR é um órgão fiscalizador conveniado com as referidas entidades. “Não é mais necessário que o consumidor de energia ou usuário do transporte tenha que ligar em Brasília ou em outra localidade distante para reclamar à Anel ou ANTT sobre algum prejuízo sofrido aqui no Estado”. Na explanação o palestrante declarou que até 2011 devem ser refeitas as licitações de concessões das linhas de transporte de passageiros no Estado.

Na oportunidade os deputados fizeram perguntas e reivindicações como, por exemplo, uma do deputado José Geraldo (PTB) que pediu o acompanhamento da ATR no sentido de resolver a falta de água no Parque dos Buritis em Paraíso do Tocantins. O presidente da Comissão, Iderval Silva fez ressalvas sobre a necessidade do aumento linhas de transportes de passageiros no Estado principalmente no Bico do Papagaio, pois, segundo ele, há uma demanda muito grande deste serviço na região.

Já o deputado Fábio Martins (PDT) referiu-se ao fornecimento de energia elétrica no Estado. “A nossa prestadora de energia nem sempre oferece uma energia de qualidade, pois além de frequentemente queimar aparelhos elétricos e eletrônicos com descargas elétricas, às vezes não tem a capacidade de alimentar equipamentos de som quando se realiza reuniões ou festas populares. Presenciamos fatos como estes em Porto Nacional na época do carnaval”, disse o deputado. Os demais deputados presentes foram Marcelo Lelis (PV) e Toinho Andrade (Dem).

Fonte: Dicom/A.L