Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Braços das comportas do vertedouro da UHE Estreito já aguardam montagem Braços das comportas do vertedouro da UHE Estreito já aguardam montagem
  • Peças de 22 toneladas e 6 metros de altura da Casa de Força começam a chegar para a fase eletromecânica da UHE Estreito
  • Gerente de Contratos do CESTE, Engenheiro Massilom Gomes ao lado da grades de proteção da Casa de Força da UHE Estreito

Prevista para entrar em operação em 2010, a Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), uma das maiores obras de geração de energia elétrica em andamento no Brasil, iniciou neste mês de março os trabalhos da fase eletromecânica.

Essa etapa é complementar à fase atual da obra, a concretagem, e será desenvolvida pelo Consórcio Eletro Mecânico Estreito (Ceme), contratado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste). O Ceme é formado pelas empresas Voith/Siemens e Alstom Power.

A eletromecânica consiste na montagem das peças e equipamentos que compõem as comportas do vertedouro (estrutura destinada a escoar a água do reservatório) e as turbinas e geradores da casa de força, responsáveis pela futura geração de energia elétrica da UHE Estreito.

Galpões e pátios de estocagem, escritórios e acessos foram construídos nas duas margens do canteiro de obras em Estreito (MA) e Aguiarnopólis (TO) para desenvolver os trabalhos.

As turbinas ficarão localizadas na casa de força que precisa ser preparada para recebê-las. Da mesma forma, todo o trajeto da água que passará pela turbina é planejado. Para a água chegar às turbinas serão feitos e montados tubos. Após passar pelas turbinas, a água sairá por outros tubos, chamados tubos de sucção, que devolvem a água ao rio em seu curso natural.

Também serão montadas na casa de força as grades de proteção, chapas de aço que têm o objetivo de reter a entrada de troncos de árvores ou quaisquer outros materiais que possam impedir o funcionamento da turbina, assim como o prédistribuidor da primeira das oito turbinas que pesa 240 toneladas, o equivalente ao peso de 200 carros populares, e tem a função de guiar a água para movimentar a turbina.

Já no vertedouro, na margem esquerda, serão montados os segmentos das comportas, que medem 23 metros de largura, e controlam a saída da água do reservatório. Todos esses equipamentos hidromecânicos foram fabricados em aço pela Alstom Power, de São Paulo.

De acordo com o Gerente de Contratos do CESTE, o Engenheiro Massilon Gomes, a montagem se iniciou pelas peças fixas das comportas do vertedouro. “Já na casa de força, localizada na margem direita, nossa meta é instalar os equipamentos para a descida do prédistribuidor da primeira turbina, agendada para o segundo semestre de 2009”, enfatiza o engenheiro.

Para a execução dessa empreitada estão mobilizados cerca de 1.200 homens dos mais de 5.000 trabalhadores em toda a obra. A Usina de Estreito é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos privados da ordem de R$ 3,6 bilhões e faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Quando entrar em operação total a UHE Estreito terá a capacidade de gerar 1.087 megawatts de energia, o que é suficiente para atender a uma cidade com 4 milhões de habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa CESTE/UHE Estreito