Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com ações focadas na promoção social e econômica, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) vem estimulando o desenvolvimento sustentável na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). As ações visam melhorar a qualidade de vida da população residente nos municípios envolvidos pelo empreendimento, cuja maioria possui baixos indicadores sociais.

O compromisso do Consórcio em levar mais benefícios para as comunidades da região compreendida pela UHE Estreito destaca ações nas áreas sociais, de segurança, educação, saúde, bem como melhorias na infraestrutura local. Entre os benefícios estão campanhas de saúde, cursos de qualificação profissional, reaparelhamento de hospitais, policiamento e escolas. Estas ações estão sendo intensificadas em 2009.

No ano passado, por exemplo, as ações na área social promovidas pelo Ceste representaram uma melhora significativa no cenário da região. Por meio do Projeto “Usina Social”, realizado em 11 municípios da área de abrangência da UHE Estreito, mais de duas mil pessoas foram capacitadas em cursos como atendimento ao público, bijuteria, bombons, horticultura, assistente de creche, tortas doces e salgadas, entre outros.

Coordenado pelo Serviço Social da Indústria do Tocantins – SESI–TO, contratado pelo Ceste, o Projeto “Usina Social” ainda ofereceu atendimentos na área de saúde, como a realização de exames preventivos da mulher, oftalmologia e odontologia. O projeto também obteve destaque na emissão de documentos como registro de nascimento, carteira de identidade e CPF, bem como desenvolveu atividades educativas, recreativas e de esporte. Ao todo, o Usina Social contabilizou em 2008 mais de 350 mil atendimentos ofertados para a população de 11 municípios da região.

Na área da saúde, o Ceste já desenvolveu, este ano, campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, que foi realizada durante o carnaval 2009, bem como já iniciou uma campanha sobre a dengue. Em 2008, as ações voltadas à prevenção de doenças na área de abrangência da UHE Estreito chegaram a beneficiar mais de 48 mil pessoas, contemplando temas como a dengue, DST/AIDS, leishmanioses, verminoses, malária, câncer, Doença de Chagas, aleitamento materno, gravidez precoce, além de vacinação contra a rubéola. Além disso, o Ceste desenvolveu nos municípios de Carolina, Babaçulândia, Darcinópolis e Filadélfia, o Projeto “Caravana da Saúde”, que beneficiou cerca de 1.300 pessoas com atendimento preventivo e curativo odontológico, aplicação de flúor, palestras sobre saúde bucal e distribuição de kit com pasta e escova de dente e sabonete.

A sensibilização da comunidade sobre a questão da educação ambiental também é uma preocupação do empreendimento. Só em 2008, o Programa de Educação Ambiental da UHE Estreito capacitou mais de 200 agentes ambientais dos municípios de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Carolina, Darcinópolis, Estreito, Filadélfia, Palmeirante e Palmeiras do Tocantins.

Ainda em 2008, as áreas de lazer e cultura também receberam uma atenção especial do Ceste com a realização do “Ceste Verão”, durante a temporada de praia, onde foram realizados mais de 122 mil atendimentos, e com o Projeto “Usina de Cinema”, que exibiu o filme “Se eu fosse você”, de Daniel Filho, para um público de cerca de três mil pessoas. O filme foi apresentado nas praças dos municípios de Carolina, Babaçulândia, Darcinópolis e Filadélfia. Também em 2008, o Ceste fez a abertura oficial da exposição “50 Anos de Desenvolvimento Nacional – Retratos do Progresso do Brasil”. Em parceria com o Arquivo Nacional da Presidência da República; a exposição percorrerá os municípios de abrangência da UHE Estreito até julho deste ano.

Oportunidades de investimentos

Movimentar a economia da região e estimular as oportunidades de negócios geradas durante a implantação da Usina Hidrelétrica Estreito também são focos do Consórcio para que a comunidade local seja a grande beneficiada com a chegada do empreendimento.

Buscando inserir a comunidade nesse processo de desenvolvimento local, o Ceste reuniu, em 2008, diversos representantes dos setores produtivos e instituições comerciais, industriais e financeiras do Maranhão e Tocantins, que participaram dos Encontros de Debates visando à elaboração dos Planos de Marketing Turístico Regional e do Plano de Oportunidades de Investimento e Fomento às Atividades Locais, cujas discussões iniciais se deram em encontros preparatórios, quando os participantes elegeram mais de 50 ações para o desenvolvimento sustentável da região envolvida pela UHE Estreito.

Mais infraestrutura

Por meio de parcerias com órgãos estaduais, prefeituras, câmaras municipais, associações e comunidade em geral, o Ceste vem investindo na infraestrutura e no reaparelhamento de hospitais, reforma e ampliação de postos de saúde, novas ambulâncias, doação de viaturas e construção de novas sedes paras as polícias civis e militares, escolas, além de casa abrigo para idosos e creches para crianças.

No ano passado, o Consórcio entregou para a comunidade local 18 obras realizadas em parceria com as prefeituras municipais. Visando melhorar a qualidade de vida das pessoas foram construídas praças, delegacias de Polícia Civil, quartel da Polícia Militar, IML, Conselho Tutelar, casa do idoso, salas de aula e casa de passagem.

Para o presidente do Consórcio, José Renato Ponte, “um empreendimento desse porte necessita modificar a vida dessas pessoas para melhor. Só teremos sucesso se priorizarmos o desenvolvimento sustentável”, complementando que a Usina Hidrelétrica Estreito, além de futuramente gerar energia para o país, já desempenha um importante papel no desenvolvimento socioeconômico da região. “A obra é um dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no Brasil, com capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia e contribui através de diversas ações para a melhoria da qualidade de vida da região e de sua área de atuação”, enfatiza o presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito