Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Secretário da Educação Danilo Melo fala durante o evento Secretário da Educação Danilo Melo fala durante o evento
  • Foto - Fernando Alves
  • Foto - Fernando Alves

A edição 2009 dos jogos olímpicos das escolas de Palmas foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal de Palmas. A solenidade de lançamento da competição contou com a participação de alunos da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, vereadores, secretários municipais da Educação, Danilo Melo e da Juventude e Esporte, Kairo Bernardo, além do prefeito Raul Filho.

Durante a solenidade foram apresentadas informações relativas à competição, tais como finalidades, promoção, organização e como as escolas interessadas em participar devem proceder para inscreverem suas equipes.

A Olimpíada

As Olimpíadas Escolares de Palmas é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais da Educação e da Juventude e Esportes, e tem como principais objetivos fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino; desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes; contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.

Os jogos ainda visam garantir o conhecimento do esporte por parte dos alunos de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática das atividades, no ambiente escolar.

Para a V Edição 2009, já está disponível, no portal da prefeitura (www.palmas.to.gov.br) o regulamento que visa normatizar a competição, especificando as regras que norteiam as modalidades esportivas contempladas no evento.

Poderão participar da competição os estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Palmas, nascidos nos anos de 1997,1996 e 1995 (de 12 a 14 anos), que estejam regularmente matriculados até o dia 31 de março de 2009, na Unidade Escolar em que estiverem inscritos.

Na programação da V edição das Olimpíadas escolares os alunos-atletas poderão competir nas seguintes modalidades: basquetebol, beach soccer, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, mini-maratona, natação, canoagem, regata, tênis de mesa, xadrez, portadores de necessidades especiais.

Para se inscrever na competição, o responsável pela Unidade Escolar deverá dirigir-se à Secretaria Municipal da Educação (Semed), localizada na quadra 106 Norte (Antiga Arne 12), Al.17, LT. 16 com o ofício devidamente preenchido contendo as modalidades e naipes em que a escola participará. O período de inscrições será de 01 a 13 de abril, no horário das 14h às 18h.

Histórico

Na IV Edição, realizada em 2008, participaram 51 unidades escolares de Palmas, sendo 33 municipais, nove estaduais e nove particulares, num total de 2.188 atletas disputando 18 modalidades.

Da redação com informações Ascop