Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Subtenente PM Chaves

Foto: Subtenente PM Chaves

O Corpo de Bombeiros Militar realiza, nesta sexta-feira, 3 de abril, a formatura dos 29 concluintes do Curso de Habilitação de Cabos. A solenidade tem início às 8h, na pista do antigo aeroporto, quando será comemorado o terceiro aniversário de emancipação da Corporação e inauguração da sede própria do Quartel do Comando Geral.

Esta é a segunda turma de cabos bombeiros militares formada pela Escola de Formação de Bombeiros, criada em 2006. Os formandos eram soldados da Corporação e foram submetidos à seleção interna para o ingresso no curso. Durante seis meses, os militares participaram de 1.050 horas de aulas teóricas, práticas e estágios, que os habilitou à promoção na carreira militar.

A turma recebe o nome do Soldado Cedeão Santana, falecido em 2007, em decorrência de problemas de saúde. O soldado Cedeão ingressou no Corpo de Bombeiros em 1992, na primeira turma, e foi colega de muitos dos formandos. As homenagens se estendem ao aspirante a oficial Cléber José Borges Sobrinho, paraninfo, ao capitão Genésio da Mota Barros, padrinho, e ao fisioterapeuta Frederico Augusto Rocha Ferro, professor homenageado.

Novo endereço

A nova sede do comando, no antigo aeroporto, na 403 Sul Av LO 9, possui uma área de 772 metros quadrados, que abrigará o Comando Geral e todas as Diretorias, Coordenadorias e Assessorias que realizam as atividades administrativas da Corporação. A Escola de Formação de Bombeiros também fica no prédio do QCG, próximo ao 1º Batalhão de Bombeiros. A reforma do espaço custou 458,4 mil, com recursos do Tesouro Estadual.

Devido à mudança, no QCG não haverá atendimento ao público externo no restante da semana. A partir de segunda-feira, 6 de abril, o atendimento voltará ao normal. Permanece sem alteração a rotina das atividades operacionais, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Diretoria de Serviços Técnicos.

Serviços Técnicos

A Diretoria de Serviços Técnicos, que realiza análise de projetos e vistorias, permanecerá na 103 Sul, Rua SO 11, Lote 19. O atendimento da Diretoria é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta-feira, o expediente é até o meio-dia. Dúvidas sobre projetos podem ser esclarecidas pelos oficiais engenheiros toda quinta-feira, das 14h às 18h.

Escola

A Escola de Formação de Bombeiros tem a responsabilidade de realizar os cursos de formação e aperfeiçoamento dos militares. Desde 2006, já foram formadas duas turmas de soldados, com 161 concluintes, uma de oficiais especialistas, com 9 tenentes engenheiros, e esta é a segunda de cabos, totalizando 59 bombeiros. Está em andamento o Curso de Habilitação de Sargentos, realizado pela primeira vez no Tocantins, e o Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas. A Escola também foi responsável por vários cursos nas diferentes áreas de atuação dos bombeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros