Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Souza

Após uma extensa programação foi encerrada na tarde desta sexta-feira, 3, a Festa Anual das Árvores, organizada pela Coeda – Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e realizada em vários municípios onde o órgão possui unidades regionais.

Em Palmas, as atividades do evento foram finalizadas com exposição de orquídeas e árvores fossilizadas, no pátio do Instituto; e oficina de reciclagem para alunos e moradores do entorno do PEL – Parque Estadual do Lajeado, no Colégio Municipal João Beltrão, próximo a Capital.

A exposição foi promovida pela Coeda/Naturatins em parceria com a Associação dos Orquidofilos de Palmas. A responsável pela Coeda/Naturatins Maria Alice dos Santos explicou que algumas orquídeas crescem no tronco das árvores ajudando e contribuindo na polinização das flores. “A festa conseguiu alcançar seu objetivo que é sensibilizar a comunidade da necessidade de se cuidar do meio ambiente”, complementou Maria Alice.

Programação

A festa, que destacou a importância das árvores para o equilíbrio ambiental e para a sobrevivência dos seres humanos, iniciou na terça-feira, 31, no PEJ, com plantio de mudas para recuperar uma área degradada e apresentação da banda “Abrindo o Verbo”.

Ao longo de quatro dias, ainda foram ministradas palestras e oficinas para estudantes, e plantadas mudas de espécies nativas no Colégio Dom Bosco (quadra 1.102 Sul), Escola Estadual Madre Belém (604 Sul); e nas Escolas Municipais Vinícius de Morais e João Beltrão (sentido aparecida do Rio Negro).

Interior

Em comemoração à Festa Anual das Árvores, a Unidade Regional do Naturatins de Formoso do Araguaia promoveu, de 23 a 31 de março, atividades educativas ambientais para alunos das redes pública e particular de ensino dos municípios de Formoso do Araguaia, Sandolândia e Araguaçu, e no povoado de Dorilândia. A programação contou com apresentações culturais, palestra sobre a Importância e a Contribuição do Cultivo dos Espaços Verdes e plantio de mudas nativas. A ação contou com a parceria da Polícia Militar, escola da Cobrape - Companhia Brasileira de Agropecuária, moradores da vila Lagoa da Onça e Fundação Bradesco.

Técnicos do Naturatins também realizaram, de 1º a 3 de abril, uma série de palestras e plantio de mudas de espécies nativas em escolas dos municípios de Tocantinópolis e Riachinho, Norte do Estado. As palestras foram ministradas pelo inspetor de recursos naturais do Naturatins Lamarck Marinho que abordou temas como as mudanças climáticas, preservação de APP’s – Áreas de Preservação Permanente, prejuízos causados pelos desmatamentos, entre outros.

Fonte: Ascom Naturatins