Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Terminou em clima de festa a sessão solene em homenagem aos jornalistas, realizada nesta quinta-feira, 16, e que reuniu autoridades, profissionais, estudantes e professores da área de comunicação. Cinco jornalistas pioneiros que contribuíram para o avanço da comunicação no Estado e em Palmas foram homenageados em nome de toda a categoria.

Gilson Cavalcante, do Jornal Opção; Penaforte Diaz, assessor da Assembléia Legislativa; Jocyelma Santana, repórter e apresentadora da TV Anhanguera e professora da UFT; Suzana Barros, subsecretária de Comunicação do Estado e Márcio Di Pietro, repórter fotográfico da secretaria de Comunicação do Estado receberam das mãos dos vereadores uma placa com os seguintes dizeres: “O reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade palmense, por meio de sua atuação na imprensa, cuja postura tem sido pautada pela ética e respeito ao cidadão.”

Em seu pronunciamento representando todos os homenageados Gilson Cavalcante reclamou que os políticos costumam confundir interesses das empresas de comunicação com a missão dos jornalistas. Explicou que há enorme distância entre a ideologia da empresa que vê a informação como mercadoria com a qual obtém lucros e o jornalista que concebe a informação como um bem social a que todos têm direito. “Estou muito cético com muitas coisas na vida, sobretudo com o poder público, prefiro me enclausurar e tocar o barco para frente”, disse o jornalista que ainda brindou o público presente com a leitura de poemas de sua autoria.

A subsecretária de Comunicação do Estado Suzana Barros que ao chegar de viagem se deslocou direto do aeroporto para a Câmara a tempo de receber a homenagem destacou que a Câmara Municipal de Palmas tem uma representação especial na sua trajetória profissional. “Foi nesta Casa que primeiramente atuei na assessoria de comunicação, como repórter, vinda de Teresina, Piauí, como tantos outros, cheia de sonhos e projetos de vida. Foram momentos especiais, difíceis, já que tudo era muito novo para todos. Porém, foram momentos ricos em aprendizado.” Disse.

Todos os 11 vereadores presentes fizeram pronunciamento ressaltando a importância do trabalho dos jornalistas para a garantia dos direitos do cidadão e fortalecimento da democracia, a única ausência foi do vereador Ivory de Lira (PT).

Em seu discurso o vereador Damaso (PDT) destacou o desenvolvimento do jornalismo ao longo do tempo, falou sobre a situação desconfortável por que ainda passa o jornalismo no Tocantins e pediu respeito ao trabalho dos profissionais do jornalismo, "sejam eles de grandes ou pequenos veículos", disse.

Em seu pronunciamento o presidente da Casa Wanderlei Barbosa (PSB) parabenizou os jornalistas e ressaltou que a iniciativa da sessão solene era uma forma do Parlamento reconhecer a importância do profissional no desenvolvimento de Palmas. “Uma homenagem extensiva a todos os profissionais que honram esta profissão", afirmou.

Diploma

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins Élcio Mendes fez um forte apelo pelo cumprimento das prerrogativas da profissão. Formação acadêmica, registro profissional e compromisso ético. “O Sindicato tem travado uma luta árdua em defesa da profissão de jornalista e tem conquistado avanços.” Frisou ao enumerar as conquistas tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

Fonte: Dircom/CM Palmas