Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Encerra-se nesta sexta-feira, 17, na cidade de Ponte Alta do Tocantins, no Jalapão, a terceira reunião do Fórum da Mesorregião da Chapada das Mangabeiras, que é composta por 54 municípios dos estados do Tocantins, Piauí e Maranhão. Participam do evento, que iniciou nesta quinta-feira, 16, representantes de diversos segmentos produtivos, da sociedade civil organizada, das administrações municipais, dos governos federal e estadual, entre outros.

No primeiro dia do evento, foi realizada a visita ao entreposto do mel e a entrega de equipamentos para os oito municípios que compõem o Território do Jalapão. Esta ação faz parte do Projeto de Apicultura protagonizado pela Secretaria do Planejamento do Tocantins e o Ministério da Integração Nacional. Segundo o diretor de Planejamento Regional e Municipal, Raimundo Casé, a conclusão do entreposto, das casas de mel e a entrega dos equipamentos aos produtores, propiciam ao Território do Jalapão a produção em escala de produtos elaborados e certificados para que a comercialização aconteça em níveis regional e nacional e até mesmo internacional.

Os participantes do Fórum visitaram a rádio comunitária “A Voz do Mel”, que opera em caráter provisório e que ajudará na disseminação de informações necessárias ao desenvolvimento regional.

Também no âmbito da mesorregião da Chapada das Mangabeiras, foi feita a entrega de dois carros pertencentes ao Projeto de Cajucultura, que tem Novo Acordo como município-sede e que objetiva a produção de 150 mil mudas de caju por ano. A meta é a estruturação da base deste arranjo produtivo, nos oito municípios do território tocantinense. Este projeto é também uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional e o governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A programação desta sexta inclui uma reunião da direção e dos delegados do Fórum Mesorregional para discussão, seleção e validação dos projetos para o ano de 2009. Para o representante do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo de Deus Ferreira, é satisfatório o avanço institucional na implantação desta Política de Desenvolvimento Regional. Ela contempla os três níveis federados e a sociedade produtiva organizada. A mesorregião de Mangabeiras, em especial seu Território do Jalapão, vem desde 2005 aprovando e tornando realidade projetos que espelham a vocação territorial, focando a geração de emprego e renda, dinamizando a economia da região.

 

Fonte: Secom