Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Senhor Luiz colhendo feijão Senhor Luiz colhendo feijão
  • Sec. mun. da Agricultura Sebastião Andrade

Nos dois primeiros meses do ano, a prefeitura municipal de Aliança do Tocantins limpou e gradeou lotes nos setores urbano e rural para que seus donos plantassem feijão e milho. Segundo o secretário municipal de agricultura Sebastião Andrade 300 lotes na área urbana foram preparados para o plantio e 85 pequenos produtores rurais receberam ajuda da prefeitura. “Áreas foram gradeadas, roçadas e ajudamos até na construção de silos para alimentação do gado no período de poucas águas”. Andrade disse ainda que nessa parceria o município participou com o equipamento e os produtores com o óleo diesel.

A prefeitura também investiu no plantio de 20 hectares de arroz em uma área doada por um fazendeiro do município. De acordo com a secretaria de agricultura deve ser colhidos em torno de 700 sacos de arroz. O produto servirá para atender a creche, merenda escolar e cestas básicas.

O aposentado Luiz Ribeiro da Silva, 69 anos de idade e morador em Aliança há 50 anos, plantou milho e feijão em vários lotes da cidade, doados por amigos, e já colheu 200 litros de feijão. Até o final da colheita espera chegar a 600 litros. “A prefeitura tem sido importante, ela está nos dando condições de ter o alimento em nossa mesa”. Luiz disse ainda que além do feijão colheu 80 balaios de milho seco, fora o milho verde que já vendeu, e que lhe rendeu um bom dinheiro para despesa. “Como eu, outros companheiros fizeram o mesmo nos lotes limpos pela prefeitura, e hoje estão podendo comer feijão e alimentar suas criações com o milho”, disse.

Para o prefeito José Rodrigues (PT) tudo está sendo feito com critérios e planejamento pensando no bem da comunidade. “Apesar dos poucos recursos estamos avançando, trabalhando sempre em parceria e direcionando benefícios a quem nunca teve oportunidade”, concluiu.

Da redação com informações Ascom pref. de Aliança do Tocantins