Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

 A Câmara Municipal de Palmas foi palco na manhã desta quarta-feira, 29, de trocas de farpa entre os vereadores. Entre os assuntos abordados estava o polêmico Projeto de Lei que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado para Governador Siqueira Campos e as indenizações trabalhistas de servidores exonerados em 31 de dezembro do ano passado pela Câmara. Os servidores pertenciam a gabinetes de vereadores que não concorreram ou não foram reeleitos e aguardam o pagamento de indenizações. O tema foi debatido entre o ex-presidente da Casa, Carlos Braga (PMDB) e o atual presidente, Vanderlei Barbosa (PSB).

Já no caso da mudança de nome da Avenida Teotônio Segurado, o mais combativo contra o projeto continuou sendo o vereador Bismarque (PT). Ele argumentou da tribuna que vários comerciantes da avenida tem ligado para indagar quem arcará com os custos de alteração no Contrato Social das empresas em decorrência do novo endereço, caso venha ser aprovado. Segundo Bismarque além do custo financeiro haverá o custo da história que será modificada.

Senadora Kátia Abreu

Os ânimos estavam tão acirrados que o vereador Bismarque aproveitou-se de seu momento na tribuna e seu discurso extrapolou os limites da Câmara para atingir a senadora Kátia Abreu (DEM).

Segundo o petista, Kátia está mais preocupada com os problemas do Pará e se esquece do Estado que a elegeu. O vereador disse que a senadora deveria estar olhando o problema dos camponeses do Tocantins e a poluição nos rios, causada pelo plantadores de soja e não ficar defendendo latifundiários exploradores do trabalho escravo.

“Quero mandar um recado para a senadora Kátia Abreu, porque ela foi eleita com os votos do Tocantins. Ela tem que tomar cuidado porque nas próximas eleições ela não será eleita com os votos do Pará” e continuou, “a senhora é muito bem paga para defender o povo do Tocantins não os latifundiários do Pará”.

O vereador Valdemar Junior (DEM) aproveitou a deixa para alfinetar Bismarque. “Quero concordar com o vereador Bismarque em parte. Eu concordo com ele porque ela é muito bem paga para representar o Tocantins, mas a mesma preocupação vale para o vereador, pois ele usou boa parte do seu tempo para falar do Pará”, provocou.

Bismarque retrucou dizendo que a senadora está torcendo por um homicídio coletivo, como o que aconteceu em Eldorado dos Carajás, “porque está estimulando o confronto dos grupos e apoiando o armamento dos latifundiários”. Bismarque encerrou sua fala dizendo que a senadora Kátia Abreu deveria renunciar ao seu mandato.

(Umberto Salvador Coelho)