Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

“Aqui Não, Aftosa!” Com esse slogan o Tocantins abre mais uma temporada de vacinação contra a febre aftosa. A primeira etapa deste ano tem início nesta sexta-feira, dia 1º de maio e segue até o dia 30. Neste período, os pecuaristas tocantinenses deverão vacinar todo o seu rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos), independente da faixa etária do animal. O lançamento oficial da campanha será realizado no município de Oliveira de Fátima, no dia 8 de maio, às 8h 30, na Fazenda Katã, do produtor Izídio Januário.

Segundo informou a Central de Selagem de Vacinas Veterinárias, do total de oito milhões de vacinas que poderão ser disponibilizadas ao Estado, até o dia de hoje (30.04) já haviam sido enviadas 1.142.000 doses. De acordo com os dados da segunda etapa da campanha antiaftosa de 2008, realizada em novembro, o rebanho tocantinense conta com 7.344.864 bovídeos. 

Para o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – Humberto Camêlo, é chegada a hora de mais uma vez o produtor tocantinense mostrar seu comprometimento com a pecuária. “Embora tenhamos certeza de que novamente poderemos contar com a conscientização do pecuarista, queremos conclamar todos a imunizarem seus animais garantindo com isso, a saúde do rebanho e da economia do Tocantins”, pontua Camêlo.

Imunização

Depois da vacinação, o produtor tem um prazo de até 10 dias para comprovar a imunização antiaftosa de seus animais. Para efeito de comprovação, basta que o pecuarista compareça ao escritório da Adapec onde a ficha do seu rebanho é movimentada e apresente a carta aviso e a nota fiscal da vacina. 

De acordo com o que determina o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Instrução Normativa nº 44, estão isentos da vacinação os animais destinados ao abate no período da campanha e até 60 dias após seu término. Para tal, o produtor deve ir a Adapec e assinar um termo de compromisso definindo a dada do abate desses animais.

Sanções

A vacinação de bovídeos contra a febre aftosa é obrigatória em todo o país e o descumprimento da Lei acarreta ao produtor rural penalidades que vão desde autuações e multas à interdição da propriedade. A multa por cada animal não vacinado é de R$ 5,32. Já para o pecuarista que imunizar o rebanho, mas não comprovar a vacinação junto à Adapec, a multa é de R$ 127,69 por propriedade.

2008

Na primeira etapa da campanha, realizada no mês de maio, foi vacinado contra a febre aftosa 99,06% do rebanho tocantinense, ou seja, 7.125.131 animais, de um total de 7.192.763 bovídeos. Já a segunda etapa alcançou uma cobertura vacinal de 99,17% dos animais, o que corresponde a 7.283.927 cabeças de um total de 7.344.864.

Fonte: Ascom Adapec