Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Edvânia Peregrini

Foto: Edvânia Peregrini

Como resultado do convênio firmado com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins apresentou na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Palmas, o mapeamento da cobertura vegetal nos Parques Estaduais do Jalapão e Cantão, e do município de Itaguatins, a partir de imagens do ano de 2007.

A parceria tem como principal objetivo avaliar a potencialidade de uma metodologia de processamento digital de imagens de satélite, como ferramenta para os trabalhos de gestão e monitoramento ambiental.

Segundo o diretor, Denílson Bezerra, este produto subsidiará a rotina dos trabalhos de monitoramento continuo do órgão ambiental no que se refere ao desmatamento, regularização ambiental, fiscalização das áreas de pressão antrópica e compensação de reserva legal. “A intenção é aproveitar este trabalho no desdobramento de outras funções, focando a preocupação do governo nos pólos de produção”, afirmou Bezerra.

Para dar continuidade ao mapeamento, a proposta deste ano é aplicar esta mesma metodologia em outras áreas. Segundo o engenheiro florestal Anderson Ribeiro Santiago, os parques estaduais foram selecionados por serem Unidades de Conservação de Proteção Integral e abrigarem tipologias vegetais representativas de suas regiões. Já o município de Itaguatins, foi mapeado em função de ser um dos poucos locais no estado que ainda possui grandes fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual Submontana.

Participaram do evento os representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, além de representantes do Naturatins, das diretorias de Monitoramento Ambiental, Fiscalização Ambiental e Planejamento.

Fonte: Ascom Naturatins