Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: skyscrapercity.com Avenida Teotônio Segurado (clique na imagem para ampliar) Avenida Teotônio Segurado (clique na imagem para ampliar)
  • Avenida Teotônio Segurado (clique na imagem para ampliar)

O prefeito de Palmas, Raul Filho, encaminhou ao ex-governador Siqueira Campos um ofício em resposta à sugestão do mesmo, de que a mudança do nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos, se aprovada, em sua homenagem, ocorra somente 30 dias após sua morte.

Segundo a correspondência enviada pelo prefeito, a alternativa sugerida por Siqueira Campos para por fim ao impasse criado com relação à mudança, "mais uma vez deixa bem clara a grandeza de espírito que norteia o homem público que sempre foi, independente de estar no exercício do poder".

O prefeito também afirma que sabia que o projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal no dia 07 de abril, "causaria polêmica em virtude do inusitado dessa ação, em razão de possíveis divergências políticas e ideológicas, que nesse momento devem ser postas de lado, para que se permita essa deferência pela coragem e determinação com que soube liderar a justa causa de criação do Estado do Tocantins".

Entretanto, Raul Filho diz que, "embora respeitando a posição pessoal" de Siqueira Campos, ele entende que o projeto de lei pode ser aprovado da forma como foi encaminhado à Câmara, "pois acreditamos que as homenagens devem permitir ao homenageado vivenciar plenamente o júbilo de ter seus feitos reconhecidos", disse o prefeito.

O ofício do prefeito ao ex-governador é uma resposta à carta de punho enviada por Siqueira a Raul Filho na segunda-feira, 27.

Confira a seguir o ofício na íntegra

 

Ofício nº 153/2009/GP

Palmas, 30 de abril de 2009.

A Sua Excelência o Senhor

José Wilson Siqueira Campos

Nesta 

Senhor Siqueira Campos:

Recebi cópia da carta que Vossa Excelência enviou ao Sr. Wanderley Barbosa, Presidente da Câmara de Vereadores, bem como aquela a mim endereçada de próprio punho, agradecendo a homenagem que propusemos ser-lhe concedida, dando seu nome à principal avenida desta Capital.

A decisão encontrada por Vossa Excelêncial para pôr fim ao impasse criado com relação à mudança, mais uma vez deixa bem clara a grandeza de espírito que norteia o homem público que sempre foi, independente de estar no exercício do poder.

Ao propormos esse Projeto de Lei, de antemão sabíamos que causaria polêmica em virtude do inusitado dessa ação, em razão de possíveis divergências políticas e ideológicas, que nesse momento devem ser postas de lado, para que se permita essa deferência pela coragem e determinação com que soube liderar a causa de criação do Estado do Tocantins, que se arrastava desde o século XIX, quando a história registra o primeiro movimento separatista.

A homenagem que propusemos é por demais justa e com certeza será reconhecida pelos nossos Representantes do Povo, com aprovação do Projeto de Lei e muito mais pela população de Palmas, que terá a consciência de que temos a obrigação de reverenciar aqueles que, não medindo esforços, criaram a mais jovem, bela e próspera capital do País, tendo na sua pessoa o líder maior.

Ao homem público, cabe-lhe, com maior ênfase, reconhecer, independente de correntes, pensamentos ou ideologias, os feitos daqueles que contribuem com o engrandecimento de seu povo, no caso específico, criando no centro geográfico do Estado a nossa querida Palmas, fato esse que por si justifica a láurea proposta.

Por essas razões, embora respeitando a posição pessoal de Vossa Excelência, entendemos que o Projeto de Lei pode ser aprovado da forma como foi encaminhado à Câmara, pois acreditamos que as homenagens devem permitir ao homenageado vivenciar plenamente o júbilo de ter os seus feitos reconhecidos.

De qualquer modo, a decisão soberana está confiada à ilustrada Câmara Municipal.

Respeitosamente,

 Raul Filho

Prefeito de Palmas