Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Oliveira Cerca de 30 árvores que estavam na NS-01, entre as LOs 01 e 03, foram retiradas Cerca de 30 árvores que estavam na NS-01, entre as LOs 01 e 03, foram retiradas

A Prefeitura de Palmas já iniciou o plantio de mais de 2,6 mil mudas nativas do cerrado e espécies exóticas por toda a cidade, em compensação pelas árvores que necessitaram ser transplantadas para a construção das ciclovias.

Por estarem impedindo a continuidade da obra, algumas árvores existentes precisaram ser transplantadas para locais mais adequados, enquanto que outras, por já terem mais de dois metros de copa ou por estarem doentes, precisaram ser retiradas e substituídas por mudas, que serão plantas em outros locais.

Cerca de 30 árvores que estavam na NS-01, entre as LOs 01 e 03, foram retiradas e replantadas em áreas verdes da quadra 103 Sul. Já outras espécies, como a fava de bolota, sete copas e sibipiruna, que já estavam com grande porte e raízes bem desenvolvidas, não puderam ser transplantas.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jair Júnior, muitas das árvores que foram retiradas encontravam-se atacadas por pragas, com o tronco totalmente comprometido por causa do cupim, sendo que, a qualquer momento, o vento poderia provocar a queda dessas árvores.

Para compensar a remoção dessas árvores, a Prefeitura firmou com o Ministério Público Estadual um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que atribui ao município medidas para a melhoria da qualidade ambiental na área de influência do empreendimento.

O TAC prevê o plantio de 2.,6 mil mudas em locais a serem definidos pelo próprio município. No entanto, a previsão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfsp) é que esse número seja superado e mais mudas sejam plantadas por toda a cidade e não apenas próximo as ciclovias.

A primeira ação compensatória aconteceu na área verde do entorno do Terminal Rodoviário, onde foram plantadas 300 mudas. Outras 240 foram plantadas na 712 Sul (Arse 75) e mais mudas estão sendo plantadas nas proximidades dos trechos das ciclovias.

O projeto inicial da Prefeitura de Palmas era plantar mudas entre as calçadas e as ciclovias que estão em construção. Mas, para não prejudicar futuramente a obra, as mudas estão sendo plantadas nos estacionamentos próximos as ciclovias.

Ciclovia

A Agência de Transito Transporte e Mobilidade (ATTM), juntamente com a Seinfsp, órgão responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra, está executando mais de 12 mil metros lineares de ciclovia em vários trechos da cidade, considerados de grande circulação por ciclistas. O investimento é de pouco mais de R$ 2 milhões. O último trecho a ser iniciado foi o da LO-13, entre a Theotônio Segurado e a NS-04, e o da NS-04, da LO-13 à LO-27.

A pista da ciclovia é bidirecional, ou seja, de sentido duplo para o trânsito. A pista tem 2,5 metros de largura e terá sinalização horizontal e vertical, sendo que alguns trechos contarão também com calçadas para pedestres.

Confira a seguir os trechos onde a Prefeitura está trabalhando:

Av. NS-01, entre as Av. LO-02 a LO-12

Av. LO-04, entre as Av. NS-02 e NS-04

Av. LO-12, entre as Av. NS-01 e NS-02

Av. NS-02, entre as Av. LO-12 e NS-04

Av. NS-01, entre as Av. LO-02 e LO-05

Av. LO-13, entre as Av. Theotônio Segurado e NS-04

Av. NS-04, entre Av. LO-13 e LO-27

Fonte: Ascop