Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O babaçu já é sinônimo de renda para centenas de famílias no Bico do Papagaio. Por meio do projeto Artenorte eles receberam todas as condições para tirar o seu sustento da palmeira, produzindo um artesanato de extremo bom gosto e qualidade. Para a Agrotins, os artesãos trouxeram exemplares da Coleção Babaçu, lançada em 2008, que estão fazendo grande sucesso entre os consumidores.

São cerca de 80 peças, incluindo pufes, suplás, colares, cestas decorativas, luminárias, acessórios de moda, entre outras. A comercialização dos produtos está resultando em uma melhoria na qualidade de vida das famílias. Para a artesã Ana Rosa Vieira integrar o projeto foi um passo muito importante em sua vida. “Hoje consigo manter meus filhos na escola, comprar as coisas que preciso, e dá até pra adquirir algumas máquinas para a associação melhorar a produção”, conta.

Segundo Ana Rosa as encomendas e as vendas aumentaram muito com a divulgação da Coleção em todo o país. “Através do Sebrae e parceiros, que possibilitou essa exposição do nosso trabalho e nos subsidiou com capacitações, hoje já temos contatos em todo o Brasil para vendermos nossa arte”, finaliza a artesã.

De acordo com a gestora do projeto, a analista do Sebrae/TO Magvan Botelho, o principal objetivo do Artenorte é consolidar a atividade artesanal da região do Bico do Papagaio, como a principal fonte de renda dos artesãos participantes, por meio do resgate e da preservação da identidade cultural, do incremento da produção e melhoria da qualidade dos produtos artesanais, da agregação de valor e do aumento das vendas, sem esquecer da questão sustentável.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae