Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que houve um crescimento de 24,25% na abertura de novas vagas de trabalho em micro e médias empresas no Tocantins nos 4 primeiros meses deste ano.

Segundo o Caged, os pequenos negócios foram responsáveis por mais de 2 mil postos de trabalho entre os meses de janeiro e abril, colocando o Tocantins como primeiro estado da região norte na geração de empregos no setor dos pequenos negócios, proporcionalmente.

Segundo o Sebrae,  o Tocantins tem mais de 88 mil pequenos negócios nos setores do comércio, serviço e indústria e, em um comparativo entre as microempresas e médias empresas, no período de janeiro a abril de 2018 e de 2019, todos os empregos gerados são oriundos dos pequenos negócios. “O investimento desses empreendedores no mercado é oportunidade que o Estado tem para melhorar e fomentar a economia”, comenta o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes.

Abril

Também de acordo com o Caged, o Tocantins teve saldo positivo na geração de empregos em abril. No período, foram abertos 144 novos postos de trabalho, uma variação de 0,08% em relação ao mês de março.

A geração de empregos no estado foi impulsionada pelos setores de Serviços, com a abertura de 300 novos postos, Comércio (54) e Agropecuária (52). Os dados completos referentes ao mês de maio ainda não foram contabilizados e disponibilizados.

IBGE

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desocupação no Tocantins no primeiro trimestre de 2019 ficou em 12,3%, apenas um pouco abaixo da média nacional, de 12,7%.