Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) Sílvio Cunha foi convidado pela Câmara Municipal de Palmas para explicar as razões do aumento na tarifa do transporte coletivo anunciado por ele esta semana. O aumento de 40% que vai elevar a passagem de R$ 1,50 para R$ 2,10 foi o assunto mais discutido no plenário esta semana. “Precisamos saber os motivos e que critérios foram adotados para justificar o aumento”, defende o vereador Carlos Braga (PMDB), autor do requerimento que solicita a presença do presidente da ATTM. Ele ressalta que o debate só tem sentido se acontecer antes do aumento ser concedido.

Já o vereador Lúcio Campelo (PR) disse: “enquanto o presidente não vir aqui explicar os motivos desse aumento não temos o que falar para a sociedade”, afirmou. Campelo reconhece que há seis anos não há reajuste da tarifa e lembra que quando o preço da passagem baixou não houve nenhuma manifestação. O vereador antecipou que é contra o aumento, mas pondera que é preciso ver o outro lado, o das empresas.

A vereadora Divina Márcia (PTN) avalia que o aumento precisa ter uma contrapartida. Ela acredita que o aumento pode trazer melhoria da qualidade do transporte e cita, por exemplo, a aquisição de veículos novos que trouxe mais conforto aos passageiros.

O vereador Aurismar Cavalcante (PP) propõe a realização de estudos com acompanhamento da universidade para se saber a real necessidade do aumento. Ele questiona que o estudo realizado pelo Seturb não deve ser o único parâmetro para definir o preço da tarifa. O assunto vem sendo abordado por todos os vereadores que trazem ao plenário dúvidas e questionamentos dos usuários.

O presidente da Câmara Wanderlei Barbosa está convicto que a presença do presidente da ATTM no plenário da Casa possa sanar as dúvidas que inquietam os parlamentares. O presidente informou na sessão desta quarta-feira, 13, que formulou o convite também para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb) José Antonio dos Santos Júnior, por entender que é importante para o debate ouvir as explicações de quem elaborou a planilha de custo da passagem.

“A ATTM explica o aumento e o Seturb, a planilha de custo que ele elaborou”, argumentou Barbosa. A audiência está prevista para terça-feira, 19. “É um convite e não uma convocação e só dele aceitar está demonstrando a sua deferência com o parlamento”, avalia o vereador Carlos Braga satisfeito com encaminhamento dado ao seu requerimento.

Fonte: Dircom/CM Palmas