Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação
  • Foto - Lenito Abreu

Seis bovinos foram mortos no início da tarde de ontem, terça-feira, 19, em Centenário, a 322 km de Palmas, região Nordeste do Estado. Os animais, ao todo sete (sendo que um já tinha sido abatido), eram de origem desconhecida e foram encontrados numa propriedade rural do município. Os bovinos foram sacrificados, por apresentar riscos à sanidade do rebanho tocantinense, e enterrados no aterro sanitário do município.

O rifle sanitário, como é conhecido tecnicamente, foi realizado pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – e recebeu o apoio de outros órgãos, como a Polícia Militar, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins – e Dertins – Departamento de Estradas e Rodagens.

A suspeita é que os animais seriam de Recursolândia, município da Zona Tampão, região que faz divisa com locais de status sanitário inferior ao do Tocantins, e dessa forma precisariam passar por exames sorológicos e cumprir quarentena para entrar na área livre de febre aftosa.

O proprietário dos animais será multado no valor de R$ 42,56 por cabeça. O dono da fazenda onde estavam os animais também deve ser multado. A propriedade ficará interditada por 15 dias, período em que os demais animais da fazenda serão acompanhados clinicamente pelos técnicos da Adapec.

Denúncia

O telefone para denúncias de possíveis irregularidades é 0800631122. Todas as denúncias serão averiguadas.

Fonte: Ascom Adapec