Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Mais de 200 trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfsp) estão empenhados em preparar o distrito de Taquaruçu para ser a Capital do Tocantins, evento que acontece na segunda-feira, 1º de junho. A transferência acontece anualmente e é um reconhecimento pelo distrito ter cedido sua condição de município para que Palmas fosse implantada, no dia 1º de janeiro de 1990. Durante este dia, todos os atos e serviços administrativos do Município são despachados em Taquaruçu.

Na segunda-feira o distrito também receberá o Programa Prefeitura nos Bairros, que levará à comunidade serrana mais de 100 ações. Para preparar Taquaruçu para este acontecimento que já está se tornando tradicional, uma força tarefa trabalha na execução de serviços de manutenção como roçagem, tapa-buracos, reparos na iluminação pública, recolhimento de entulhos, pintura de meio fio, varrição para remover terra nas avenidas principais, catação de lixo nos logradouros públicos e manutenção de praças.

Na oportunidade, a Seinfsp iniciará a construção de uma praça ecológica no distrito, com pista de cooper, área de lazer contemplativo, passarelas com piso intertravado, arborização, iluminação, arborização e plantio de gramas. A iluminação da praça ainda contará com luminárias ecológicas, que absorvem energia solar.

História

Há 19 anos, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para construção da nova capital do Tocantins.

Lei Orgânica

A transmissão da sede da capital é possível graças a uma emenda à Lei orgânica do Município de Palmas, aprovada em 16 de maio de 2006, fruto de um projeto de lei do vereador Vanderlei Barbosa. O documento determina que a cada 1º de junho de todos os anos os poderes executivo e legislativo transfiram suas atividades, legalmente, para o distrito de Taquaruçu do Porto

Fonte: Ascop