Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realiza sessão especial nesta segunda-feira, 1º de junho, em Taquaruçu como parte da programação da transferência da Capital para o distrito. Durante a sessão serão homenageados os moradores pioneiros Anísio Moura da Silva e Edite Maria do Nascimento Rego, ainda a ex-primeira dama de Palmas Maria Rosa de Castro Sales, In Memoriam e o ex-deputado Totó Cavalcante, autor do projeto de emancipação de Taquaruçu do Porto. O prefeito Raul Filho (PT) prestigia a sessão que marca oficialmente a transferência da Capital para o distrito.

A iniciativa da transferência para Taquaruçu é do vereador Wanderlei Barbosa (PSB) por meio do Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 053, de 16 de Maio de 2006 transfere para Taquaruçu a territorialidade de Município e o direito de ser Capital por um dia desde 1º de junho de 2006.

Em sua justificativa o vereador destaca que o projeto busca resgatar a história do distrito que abriu mão de ser município para ajudar Palmas se tornar capital do Estado. “Este projeto tem por objetivo ainda, o reconhecimento ao apoio da população do distrito que não mediu esforços naquela ocasião para que Palmas fosse implantada, mesmo abrindo mão de prerrogativas inerentes ao município, uma vez que este seria rebaixado para a condição de distrito”, lembra o parlamentar.

A data comemorativa faz referência à implantação do antigo município de Taquaruçu do Porto que se deu no dia 1º de junho de 1989. Em 1º de janeiro de 1990 Taquaruçu deixa de existir enquanto município e cede a Prefeitura e a Câmara de vereadores para Palmas, passando a ser um distrito da nova Capital. “Palmas não existiria neste local se Taquaruçu não tivesse aberto mão da sua independência. Então este lugar precisa muito e merece a atenção dos administradores da Capital”, cobra o parlamentar.

A sessão terá inicio às 10 horas e será realizada na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar.

Fonte: Dircom/CM Palmas