Plantar arroz em fevereiro. Iniciativa que parecia absurda para os menos otimistas, se transformou em alegria para a comunidade aliancense que presencia após três meses uma colheita de 37 toneladas de arroz que vai beneficiar as pessoas mais carentes da cidade.
A iniciativa foi do secretário da Agricultura de Aliança do Tocantins, Sebastião Andrade que arregaçou as mangas e apostou no investimento. “Convoquei quatro funcionários, utilizei três tratores e entramos numa área de 25 hectares doada por um pecuarista da região e o resultado está aí”. Andrade ressalta que foram dias difíceis, mas tinha o apoio e incentivo do prefeito José Rodrigues (PT), e sabia que Deus compensaria todo esforço.
“A idéia parecia arriscada pelo período de chuva, mas acreditei na proposta, tivemos ajuda de Deus e o resultado é uma economia de mais de 20 mil reais para os cofres do município”. Disse o prefeito José Rodrigues.
Todo o arroz será utilizado para atender a Creche, Pioneiros Mirins, Merenda Escolar do município e Cestas Básicas. “Acreditamos, trabalhamos unidos e, hoje, estamos colhendo uma quantidade importante de arroz que vai atender nossa comunidade carente”, destacou a Primeira Dama Sideivan Tavares.
A área de 25 hectares foi doada pelo fazendeiro Benedito Gonçalves de Oliveira Neto, que mora na região há mais de 16 anos. “Doei a terra porque tenho simpatia pelo Zé Piqui, é um homem simples que pensa no próximo,além de cumprir como cidadão minha parte com o social”, definiu.
O resultado da colheita
O plantio na área de 25 hectares teve inicio no dia 5 de fevereiro e a colheita no dia 25 de maio. Foram colhidos 37.331 toneladas de arroz. Após o pagamento das despesas de plantio e colheita, com o próprio arroz colhido, a prefeitura teve uma renda líquida de 591 sacos de 50 quilos.
Fonte: Ascom pref. de Aliança do Tocantins