Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Trabalhadores da UHE Estreito na caravana ambiental dentro do canteiro de obras Trabalhadores da UHE Estreito na caravana ambiental dentro do canteiro de obras

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira, dia 5 de junho, o Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, realizou uma série de atividades de sensibilização e educação ambiental tanto para os trabalhadores da obra, quanto para a comunidade da área do empreendimento.

Dentro do canteiro de obras nos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), técnicos de Meio Ambiente da construtora OAS da Usina realizaram uma blitz ambiental, fazendo a medição de fumaça preta provocada pelos carros, bem como sensibilizaram os motoristas sobre cuidados com animais silvestres e a coleta seletiva, uma das políticas ambientais desenvolvidas no canteiro.

Ainda no canteiro de obras, os trabalhadores realizaram o plantio de mudas e conheceram, por meio de uma caravana ambiental, a estação de tratamento de esgotos, a central de resíduos, a área de replantio de mudas, onde mais de 14.500 plantas nativas foram plantadas dentro do canteiro. Está implantado no canteiro de obras, um viveiro de mudas que conta com aproximadamente 30 espécies da região.

Para o carpinteiro Antoniel Muniz Araújo é importante conhecer todo esse trabalho desenvolvido pelo Consórcio no cuidado com o meio ambiente. “Fiquei muito ansioso quando fui convidado para a caravana. Eu nunca pensei que teria toda essa estrutura de cuidado com o meio ambiente dentro da obra. Foi uma surpresa muito boa”, destacou o trabalhador.

Na semana do Meio Ambiente, o Consórcio não sensibilizou apenas os trabalhadores da obra. Alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Carolina (MA), Darcinopólis, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Tocantinopólis, no Tocantins participaram de um ciclo de palestras sobre a água e os programas ambientais desenvolvidos pela UHE Estreito. O Ceste também apoiou uma gincana ambiental desenvolvida em Estreito.

“A palestra teve grande influência para nós estudantes tanto na área do meio ambiente quanto sobre o andamento da UHE Estreito e os benefícios que o empreendimento trará para o nosso país”, destacou o estudante Willian Gonçalves Nascimento, 15, do Centro de Ensino Médio Darci Marinho, de Tocantinópolis (TO).

Para o Gerente de Meio Ambiente do Ceste, Luciano Madeira, as ações promovidas durante a semana do meio ambiente reforçam e demonstram o compromisso ambiental do Consórcio. “Um empreendimento da dimensão da UHE Estreito só é viável com a execução de programas ambientais que visam, sobretudo, o desenvolvimento sustentável da região. Na UHE Estreito os 39 programas ambientais estão seguindo o cronograma previsto, cumprindo rigorosamente as normas da legislação ambiental vigente”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito