Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rondinelli Ribeiro
  • Cartaz da festa de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 11, a arquidiocese de Palmas celebra a Festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, também conhecida como Corpus Christi. A solenidade acontecerá na Catedral do Divino Espírito Santo, localizada na Praça dos Girassóis e será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Palmas. A celebração contará com a presença de todo o clero da capital.

A cerimônia começa às 18:30h, com a Santa Missa, e em seguida acontece o ato público de adoração ao Corpo e Sangue de Jesus Cristo, em procissão pelo tapete eucarístico que será confeccionado na Praça dos Girassóis pela manhã, partir das 07:00h. Neste dia não são celebradas missas em nenhuma outra paróquia, para que todos os fiéis católicos da capital se reúnam num único lugar.

Realizada há 13 anos na arquidiocese, a solenidade também é celebrada em todas as dioceses católicas do mundo. Neste ano de 2009, acontece pela segunda vez na Praça dos Girassóis. "Antes a festa acontecia na pró-catedral São José, e em seguida na Casa de Maria. Optamos por transferir a solenidade para a área da Catedral do Divino Espírito Santo porque ela é o sinal de unidade de todas as paróquias da arquidiocese", afirma o arcebispo Dom Alberto.

Tapete Eucarístico

Tradicional em todas as paróquias do mundo, o tapete eucarístico é confeccionado pelos próprios fiéis com serragem, pedras, tintas e outros materiais. Na arquidiocese de Palmas, serão trinta tapetes, confeccionados pelas paróquias e movimentos, totalizando 450 metros de caminho. "Os fiéis preparam o caminho para Jesus Eucarístico passar ao confeccionar este tapete. É uma forma de demonstrar e fortalecer a fé de cada um em Jesus presente na Eucaristia", comenta padre Sebastião Lima, pároco da paróquia Catedral do Divino Espírito Santo.

Fonte: Pastoral da Comunicação - Arquidiocese de Palmas