Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Após anos sem poder beneficiar grãos, a Usina de Beneficiamento de Arroz do Complexo Armazenador de Rio Formoso, em Formoso do Araguaia, vai ser reaberta no dia 22 de junho com uma cerimônia que deve contar com a presença do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, do Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, Wagner Gonçalves Rossi, do Diretor Geral do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emile Abi-Abib, além do Superintendente da Conab – TO, Vilmondes de Castro Macedo, e do Presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho. A solenidade de reativação será em Formoso do Araguaia às 16 horas no próprio complexo.

A cidade de Formoso do Araguaia no Tocantins, localizada a 327 quilômetros de Palmas, é referência em agricultura, já que naquela região (antigo Norte de Goiás) foi implantado há anos um projeto de irrigação, resultando em colheitas de grãos com resultados extraordinários. O município é o único que desenvolve o Projeto de Irrigação aplicado à agricultura do Estado, especialmente ao arroz.

Entre 1980 e 1982, a Conab construiu o Complexo Armazenador de Rio Formoso, que hoje é constituído por 14 silos metálicos com capacidade para armazenar 28 milhões de quilos de grãos em granel, 12 silos metálicos de pré-secagem, 12 silos de pós-secagem, um armazém metálico da usina de beneficiamento com capacidade para armazenar até 2,3 milhões de quilos de produtos ensacados, além do maquinário.

Uma parceria firmada entre a Conab e o Sesc, por meio do Mesa Brasil e por autorização da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, foi fundamental na recuperação do setor de beneficiamento da usina, reformando os equipamentos de recepção, processamento de pré-limpeza, limpeza e secagem, armazenamento, movimentação e expedição de cereais.

Nos últimos meses vieram do Rio Grande do Sul aproximadamente 14 milhões de quilos arroz para ser beneficiado, o que custou para a Conab, só de frete, cerca de R$ 3 milhões. Esta quantidade, que está armazenada nos silos da Conab em Formoso do Araguaia, corresponde a um ano de operacionalização ininterrupta desta usina que está sendo colocada novamente em funcionamento.

O arroz à disposição da Conab tem por finalidade principal o atendimento às populações menos favorecidas através de doações, que será feita utilizando a estrutura logística do Mesa Brasil (em abrangência nacional), uma vez que o mesmo possui certificação oficial do Programa Fome Zero do Governo Federal.

Segundo o Superintendente da Conab – TO, Vilmondes de Castro Macedo, todo o produto beneficiado será distribuído com a embalagem constando o nome do programa Fome Zero. “É uma honra para o Tocantins poder beneficiar o arroz que vai ser distribuído e doado para o Estado do Tocantins e também para cidades da região Norte e Nordeste do país. A reabertura deste complexo era um sonho e com muita dedicação e esforço conseguimos fazer com que ele se tornasse realidade e voltasse a funcionar. Com isso vamos poder ajudar a várias cidades do Tocantins e também do país com doações de arroz beneficiado. Estou muito contente com a conclusão da recuperação do maquinário”, disse.

Para o Presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, a parceria entre a Conab e o Sesc, através do Mesa Brasil, é fundamental para a ampliação das doações do Mesa Brasil aqui no Estado. “O programa Mesa Brasil no Tocantins atende 175 instituições de 12 municípios. Aproximadamente 320 mil quilos de alimentos são doados, uma média mensal de 80 mil quilos. Com a parceria entre a Conab e o Sesc, pretendemos aumentar o número de toneladas doadas. E isso só é possível graças a reativação da usina de beneficiamento da Conab em Formoso do Araguaia”, comentou o presidente, que também informou que não apenas o Tocantins, mas todas as federações que possuem o Mesa Brasil também serão beneficiadas com as doações.

A reativação da Usina de Beneficiamento da Conab em Formoso do Araguaia será no dia 22 de junho às 16 horas no próprio complexo, que fica na estrada Fazenda Rancho no quilômetro 3.5, zona rural de Formoso do Araguaia (TO).

Fonte: AI Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins