Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em reunião na tarde desta terça-feira, 9, no auditório da Escola de Tempo de Integral Padre Josimo, o prefeito Raul Filho, a vice-prefeita Edna Agnolin e os representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, apresentaram as linhas de crédito disponíveis aos inscritos no Pólo de Confecções de Palmas. O aporte de R$ 100 milhões, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), já está à disposição dos empresários que almejam adquirir maquinários, suporte financeiro e capital de giro.

“Os créditos serão oferecidos pelos bancos, porém, a prefeitura irá analisar a situação de cada empresário, de cada confeccionista, realizando consultoria, e oferecendo as ferramentas de apoio para as empresas”, pontuou o prefeito Raul Filho, acrescentando que o projeto irá marcar a história da economia palmense, por se tratar de “um trabalho que, desde o início, conta com a participação da população".

De acordo com a vice-prefeita Edna Agnolin, a partir de segunda-feira, 15, o Pólo de Confecções estará realizando atendimento aos empresários do setor, confeccionistas informais e comunidade, a fim de explanar sobre as propostas de financiamento, consultoria, elaboração de planos de negócios e projetos, assessoria técnica especializada e incubação de empresas.

PROGER

O Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER é uma linha de crédito instituída pelo Ministério do Trabalho voltada ao financiamento de capital de giro, visando a geração e manutenção de emprego e renda, com a utilização de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para contratá-lo, o proponente deverá procurar a coordenação do Pólo de Confecções (Parque Cesamar) a fim de elaborar o cadastro. O comitê técnico analisará a viabilidade, a capacidade de pagamento e as garantias oferecidas. Os limites podem chegar a R$ 70 mil, com prazo de pagamento em até em 18 meses, sem carência.

FNO/Banco da Amazônia

Já o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO oferta crédito a taxas de juros que variam, em função do porte do mutuário, de 8,75% a 14% ao ano para as operações relativas aos setores industrial, agroindustrial, turístico, de infraestrutura, comercial e de serviços. Essas taxas de juros são reduzidas em 15%, a título de bônus de adimplência, desde que a parcela da dívida seja paga até a data do vencimento. O prazo dos empréstimos podem ser de até 12 anos, incluídos até 3 anos de carência. As pessoas físicas ou jurídicas interessadas devem dirigir-se à coordenação do Pólo de Confecções (Parque Cesamar) a fim de elaborar o cadastro. O comitê técnico analisará a viabilidade, a capacidade de pagamento e as garantias oferecidas.

Fonte: ascop