Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Prêmio Sebrae de Produção Acadêmica, que busca estimular o desenvolvimento de linhas de pesquisas para a produção acadêmica de conteúdos sobre micro e pequenas empresas e empreendedorismo no Tocantins, já tem os vencedores desta edição de estreia. A comissão julgadora esteve reunida no último dia 02/06, na sede do Sebrae/TO, em Palmas, para a avaliação final dos trabalhos candidatos ao concurso.

A reunião foi coordenada pelo o analista técnico do Sebrae/TO, Higino J. Piti, onde os membros da comissão apresentaram o balanço de suas avaliações aos estudos inscritos. No total foram inscritos 25 trabalhos de diversas instituições de ensino superior no Tocantins.

A candidata Silvânia Facundes Barreira, da Faculdade de Guaraí, ficou em 1º lugar com o tema Marketing de relacionamento: Ferramenta para Fidelização de Clientes da Empresa Produforte de Guaraí – TO. Já Sidnei Barbosa Kuhnen, da UFT, conquistou o 2º lugar com o trabalho Gestão das Micro e Pequenas Empresas de Transformação em Palmas – TO, e em 3º lugar, Cleidimar Contijo dos Santos, também da UFT, com o tema Mercado Informal.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia a integração entre as instituições produtoras dos conhecimentos e detentoras das bases de informações, poderão em médio prazo, gerar resultados que beneficiarão a sociedade, produzindo inúmeros trabalhos em diversas áreas de conhecimentos, com foco nas MPE`s tocantinenses.

Segundo o gestor do projeto, o analista do Sebrae/TO, Higino Piti, o Tocantins é uma fonte rica de dados e informações sócio-produtivas para se investigar. A importância do Prêmio de Produção Acadêmica reside justamente em incentivar os jovens estudantes das universidades a realizarem estudos e pesquisas, despertá-los para a compreensão dos problemas da realidade, das atividades produtivas do Estado, sobretudo aquelas voltadas para as MPE. “A próxima edição do Prêmio está prevista para acontecer em 2010, num formato inovador visando atrair mais participantes e instituições de ensino, além de torná-lo mais competitivo", conta Higino.

Prêmios

O prêmio para o primeiro lugar será um notebook, o segundo receberá um smartphone e o terceiro lugar uma máquina fotográfica digital. A premiação acontecerá no segundo semestre letivo, quando os alunos retornam de férias, em data e local a ser definido posteriormente.

Parceiros

A comissão é composta por representantes da Fecomércio, Fieto, Faciet, Faet, Sebrae/TO, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Exército.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae