Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

No encontro foi elaborado um documento com propostas de diretrizes da política municipal que serão enviadas para a Conferência Regional que será realizada até o dia 30 de junho. Cada conferencia estadual aprovará até cinco diretrizes por eixo para a 8° Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que deve ser realizada entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2009 em Brasília.

Entre as principais propostas de diretrizes de Aliança do Tocantins estão; a Estrutura Familiar, Mapeamento de todos os setores da comunidade na área da saúde, educação, segurança, cultura, esporte e Lazer e Arte, e entre outras melhores condições de trabalho para as instituições.

Para Clary Labbé, o mais importante da pré-conferência é que a mesma oportuniza o pensamento coletivo entre as secretarias que detém a responsabilidade de promover ações voltadas à criança e o adolescente seja na saúde, educação, social, esporte e lazer entre outras atividades, e também a participação da comunidade a qual opina levantando a situação atual e apontando soluções. “Para mim como profissional da área social é um grande avanço para melhorar e fortalecer as discussões em prol de uma sociedade mais justa, mais participativa e consciente de seus direitos e deveres”. Clary disse ainda que cada encontro desses deixa um sentimento que as pessoas vão assumindo responsabilidades e se engajando no controle social.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Sonja Cáthia acredita na mudança a partir da oportunidade que se dá á comunidade de se sentir agente para esta mudança. “Quando nos reunimos nesta pré-conferência dos direitos da criança e do adolescente batemos em teclas já antes batidas, como necessidade da assistência ao núcleo familiar e humanização das relações em todos os setores interligando-os”. Sonja destaca que o diferencial deste momento é a vontade política de mobilizar e agregar a comunidade para uma ação conjunta.

O padre Irton Ribeiro da Igreja Anglicana destacou durante a Pré-Conferência que as diretrizes de uma política são as grandes linhas orientadoras. “Nossa sociedade precisa discutir mais para ser ouvida só assim haverá um real fortalecimento e garantia de seus direitos”, enfatizou.

Para o prefeito de Aliança José Rodrigues, o Zé Piqui esta pré-conferência é um exemplo claro de incentivo ao debate para a formulação de diretrizes para a política municipal e estadual. “É uma oportunidade que a família está tendo de ser ouvida indicando para os governantes em todos os níveis, e para a sociedade em geral, a obrigatoriedade de investir na infância e adolescência do nosso município, estado e país”, concluiu.

Fonte: Ascom Pref. Aliança do Tocantins