Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Loise Maria

Famílias da zona rural do município de Fortaleza do Tabocão, a 153 Km da Capital, foram beneficiadas na última quinta-feira, 18, com 12 casas do programa PSH-Programa de Subsídio Habitacional. As casas foram entregues pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda, e pelo prefeito João Tabocão (PMDB). Na ocasião também foram entrgeues 20 cheques moradia para construção de casas na zona urbana.

As famílias atendidas fazem parte do Projeto Despertar, realizado pela parceria entre prefeitura e as secretarias de Habitação e Agricultura. O foco do projeto, que já atende a 20 famílias, está na agricultura familiar, na produção de hortifrutigranjeiros, que são consumidos pelas famílias, comercializados no mercado local e nos municípios vizinhos. Os assentados recebem apoio quanto a insumos e auxílio de técnicos do Ruraltins e da Prefeitura.

O agricultor Severino Pereira de Sousa é um dos beneficiados. Durante 20 anos morou em barracos de tábuas e palha, de favor em chácaras de outras pessoas, sem ter sua própria área. “Estou muito feliz, hoje tenho minha casa, e participo do projeto, planto minhas verduras e agora posso sustentar meus 5 filhos e minha esposa. Estou realizado”, frisou.

Para o prefeito João Tabocão, mudar a realizade dessas pessoas só é possível por meio da parceria. “A parceria com as secretarias e os assentados é fundamental, não teríamos condições de realizar tudo isso sozinhos”, disse.

De acordo com o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda, investir nos pequenos municípios, principalmente na zona rural, reflete nas grandes cidades, já que há uma diminuição no êxodo rural e na favelização das cidades.

Fonte: Ascom Sehab