Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O projeto Artenorte vem ao longo dos últimos três anos mudando o estilo de vida das comunidades artesãs da região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins. Com o apoio do Sebrae, seis municípios – Aguiarnópolis, Araguatins, Nazaré, Luzinópolis, São Bento e Tocantinópolis têm experimentado de uma transformação socioeconômica visível, graças ao desenvolvimento promovido pelo aproveitamento do babaçu.

Uma das principais ferramentas utilizadas para a geração de renda é a qualificação profissional dos artesãos envolvidos no projeto. Em Araguatins e Luzinópolis a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO) tem contribuído para o aperfeiçoamento dos artesãos.

Para que eles possam desenvolver novas habilidades e assim aumentar a quantidade de produtos confeccionados pela matéria-prima do babaçu – bijuterias, bolsas, suplás, pufes, entre outros -, o Senar ofereceu curso de Corte e Costura para cerca de 20 artesãos nos dois municípios.

Essa iniciativa visa, além de promover a produção artesanal, dar oportunidade para os artesãos terem outras formas de trabalho, podendo assim diversificar seus produtos. A inserção social por meio do artesanato já é conhecida nacionalmente.

Para o presidente do Sistema Faet/Senar, Junior Marzola, que acompanha o projeto desde o começo (é conselheiro do Sebrae/TO e foi presidente do Conselho Deliberativo na gestão 2007/2008), a primeira ação foi o incentivo ao associativismo que culminou na criação das associações dos artesãos da Região do Bico do Papagaio. A partir daí, as mobilizações ficaram mais fáceis e a conseqüência foi a adesão de diversos parceiros ao Projeto Artenorte.

“Nós (Sistema Faet/Senar) temos nos empenhado para que o Artenorte possa alçar novos vôos. Acreditamos na região, no projeto e principalmente nas pessoas que estão envolvidas”, comentou Marzola. E ainda reforçou que o Senar tem a missão de promover a educação profissional rural e a promoção social, e o projeto representa fielmente esta missão.

Paralelo ao trabalho de associativismo, o Sebrae realizou diversas oficinas de artesanato, gestão empresarial, elaboração de preço de venda, design e outros. Os artesãos também receberam apoio na realização de estudos de viabilidade econômica e na participação em feiras de artesanato, exposições, eventos de design e arquitetura e viagens para premiações do artesanato.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/TO (2009-2010) e do Sistema Fecomércio, Hugo de Carvalho, o grande sucesso desse projeto são resultado de parcerias como esta, que promovem o desenvolvimento não só econômico, mas também social dessas comunidades. “O que pretendemos é contribuir com ações sustentáveis, que permaneçam gerando bons frutos e incentivando o espírito empreendedor dos artesãos”, comenta o presidente.

Da Parceria

Para este ano foi programada a realização pelo Senar de 12 cursos, 06 de Corte e Costura e 06 de Artesanato – 01 de cada por município. Ainda, solicitado à instituição a realização de 01 oficina de tingimento de fibras para atender os artesãos das seis comunidades envolvidas e que, deve acontecer no mês de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae