Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O mercado da moda é um grande empregador no Brasil e um dos setores que mais movimenta a economia do país. Aproveitando esse contexto, o projeto Artenorte levará para as passarelas do Palmas Fashion Week 2009 uma amostra de bom gosto aliado ao artesanato extraído das palmeiras do babaçu. O evento acontecerá de 24 a 27 de junho, no Espaço Cultural, em Palmas, e contará com a presença de modelos de renome nacional.

Hugo de Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, destacou a importância do PFW. "Esse evento é uma mostra de como os empresários podem responder às instabilidade. A união e a criatividade juntas com certeza irão mostrar que o mercado de moda daqui oferecem opções de qualidade, não deixando nada a dever aos grandes centros. Somando-se a isso cito o desenvolvimento do artesanato voltado para esse setor, trazendo um meio a mais de renda para nossos empreendedores". Carvalho ressaltou ainda que o evento também fortalece o segmento da confecção, ramo este que vem sendo estimulado tanto pelo Sebrae, como pelo governo do Estado e parceiros.

Nesta semana de moda de Palmas serão apresentadas peças que farão a composição de looks elaborados por consultores que são destaque no cenário da moda tocantinense. Colares, bolsas e acessórios elaborados pela designer Heloísa Crocco em parceria com as artesãs do Bico do Papagaio irão dar um toque todo especial de sustentabilidade e consciência ambiental ao evento.

Para a diretora técnica do Sebrae/TO, Maria Emília Jaber, a instituição ajudou os artesãos na incorporação de novas técnicas que agregam valor aos produtos e a próxima etapa é o acesso ao mercado. “Agora estamos investindo em uma linha voltada para o mercado de moda. Já estamos em fase de consultoria e planejando a participação no Talentos do Brasil 2009, em São Paulo, um evento que mostra o melhor da moda concebida de maneira sustentável”, enfatiza a diretora.

O Projeto

Estruturado pelo Sebrae Tocantins e atendendo a cerca de 90 artesãos da região do Bico do Papagaio, o Projeto de Artesanato Legal da Amazônia Tocantinense – Artenorte atende atualmente seis comunidades: Aguiarnópolis, Araguatins, Luzinópolis, Nazaré, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis, e foi idealizado após a identificação da potencialidade local por consultores do Sebrae.

Com um design inovador, unido ao talento nato dos artesãos, as peças tem conquistado o mercado consumidor. A Coleção Babaçu, lançada em junho de 2008, leva a centenas de famílias a esperança de um novo tempo.

Tendo como objetivo principal a consolidação da atividade artesanal da região do Bico do Papagaio como a principal fonte de renda dos artesãos participantes, o Projeto busca ainda o resgate e a preservação da identidade cultural, do incremento da produção e melhoria da qualidade dos produtos artesanais, da agregação de valor e do aumento das vendas.

Segundo a artesã Meirisnete Ferreira Lima, de Araguatins, nesse novo momento que os artesãos estão vivendo eles vislumbram muitas oportunidades. “Nunca vimos os nossos produtos tão valorizados e tão apreciados, é uma nova realidade, uma nova percepção do mundo. A cada dia voltamos para casa com a fé e a esperança renovadas. Sempre que vamos participar de um evento importante como o Palmas Fashion Week dá aquele friozinho na barriga, mas temos a certeza que vamos mostrar um bom trabalho graças ao apoio que temos recebido”, friza a artesã.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae