Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A delegação tocantinense que participará da final do Projeto Rede Atletismo - Novos Talentos, embarca neste domingo, 28, às 7h:20. Ao todo, 25 atletas de 14 municípios do Tocantins foram selecionados para a final que acontece nos dias 29 e 30 de junho, no CNEE - Centro Nacional de Excelência Esportiva, sede do projeto, em Bragança Paulista.

Cento e oitenta e seis candidatos de 7 estados brasileiros em que a Rede Energia, patrocinadora do projeto, atua, disputam as 60 vagas na equipe de base que vai ser formada por jovens nascidos entre 1991 e 1994.

Desde a primeira fase de seleção, em novembro do ano passado, os candidatos tocantinenses começaram a treinar com a supervisão de professores e voluntários da Celtins. Ontem, sábado, 27, a delegação saiu do Hotel Vitória, às 09:30, para um dia de descanso no clube da ARCEL – Associação Recreativa da Celtins. No encontro foram realizadas atividades recreativas e dinâmicas de grupo para integrar os atletas e tranquilizá-los para a participação na final.

Além dos atletas, fazem parte da delegação voluntários da Celtins, diretores da empresa, mães e avós de candidatos, professores e parceiros do projeto. Entre os parceiros está a Secretaria de Educação que será representada no dia da prova pela secretária Dorinha Seabra. O secretário de esportes, Palmeri Bezerra, que também faria parte da delegação cancelou sua ida.

Os 60 atletas selecionados na terça-feira, dia 30/06, fazem exames médicos na quarta-feira, dia 1º/07, e voltam para seus estados de origem para pegar transferência escolar e fazer as malas para morar em Bragança Paulista, a partir do dia 27 de julho. A equipe de Novos Talentos irá receber todo o suporte necessário, como moradia, bolsa auxílio, assistência médica, odontológica, psicológica, além do suporte de técnicos de nível olímpico. Entre os atletas da equipe performance do Rede Atletismo estão Vicente Lenilson, André Domingos e Maurren Maggi, esta última madrinha do projeto Novos Talentos.

Seleções no Tocantins

1ª fase – Cadastro (novembro/2008): cerca de 1.300 inscritos

2ª fase – Homologação (dezembro/2008): 1.179 homologados para seletiva I

3ª fase – Seletiva I (fevereiro/2009): 164 tocantinenses classificados

4ª fase – Seletiva II (abril/2009): 25 selecionados para a grande final

5ª fase - Final: 60 vagas disputadas

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins