Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Representante do CESTE e da PM-TO entregam certficados do Proerd em Aguiarnópolis Representante do CESTE e da PM-TO entregam certficados do Proerd em Aguiarnópolis

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, em parceria com a Polícia Militar do Tocantins realizou na última sexta-feira (26/06), na quadra municipal de Aguiarnopólis, a formatura de 126 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Essa foi a primeira turma formada pela recente parceria firmada entre o Ceste, por meio do Instituto Alcoa, um dos consorciados da UHE Estreito, e a Polícia Militar do Tocantins, que inclui crianças na faixa etária entre 9 e 14 anos, devidamente matriculadas e cursando de 4ª e 6ª séries (5º e 7º ano), dos municípios de Aguiarnopólis, Babaçulândia, Filadélfia e Tocantinópolis que também serão prestigiados com o programa coordenado pela Polícia Militar do Tocantins.

As aulas foram ministradas semanalmente por policiais militares treinados e preparados para desenvolver a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas, por meio de metodologia lúdica especialmente voltada para crianças.

Ação 

O Proerd, que foi inspirado no Programa Norte Americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), é desenvolvido em 58 países, beneficiando 40 milhões de crianças. No Brasil, o programa, teve início na cidade do Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para os demais Estados, chegando ao Tocantins em 2002, onde já formou mais de 62 mil crianças.

“Os estudantes contam com material de apoio pedagógico excelente. A idéia tem dado resultados positivos e transformado cada aluno em um multiplicador de informações perante sua família”, enfatiza a coordenadora pedagógica, Raimunda de Sousa Araújo, da Escola Estadual Nazaré Nunes da Silva.

Durante o curso, a PM promoveu um concurso de redação, e os alunos que fizeram as três melhores redações foram contemplados com prêmios como bicicleta e material escolar.

O aluno Carlos Vinicius Gomes Dias, 10 anos, de Aguiarnopólis, destacou que o curso foi importante para chamar à atenção para o perigo das drogas. “Gostei do curso e do instrutor Soares que alertou a turma de forma bem legal”.

“O Ceste se sente honrado em patrocinar um projeto social tão importante como o Proerd que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das crianças, tornando-as cidadãos críticos capazes de resistir às pressões para usarem drogas e ajudarem no processo de construção de um país melhor”, destacou o analista de Relações Institucionais do Ceste, Euberth Moreira.

Fonte: UHE Estreito